sexta-feira, 1 de abril de 2011

Você quer um computador aos pés do SolidWorks?

Muitos me perguntam qual o melhor computador para rodar o Solidworks, eu sempre digo para que eles entrem em contato com uma revenda da SolidWorks, pois assim ele podem comprar o que esta homologado pela SolidWorks, mas como todos acabam batendo no problema financeiro, vou falar um pouco do que melhor roda com o SolidWorks.

Então coloco abaixo minhas Considerações de hardware com em relação ao SolidWorks.

Costumo receber os clientes  a pedir-mes regularmente quais os tipos de especificações que devem estar procurando em uma estação de trabalho CAD. Parece que nos últimos tempos, estou recebendo esta questão ainda mais frequentemente. Para ajudar, essas informações contidas neste artigo para ser uma referência pronta quando você estiver interessado em adquirir a próxima estação de trabalho CAD. Este artigo não é significado ser um guia para uma estação de trabalho ou de simulação FEA como há considerações muito diferente de avaliar. Esse será um outro artigo para esperarmos.





Sistema Operacional

Antes de chegarmos em especificações de hardware, vamos ter um momento para destacar o Windows 7 64-bit como o sistema operacional incomparável de escolha para todas as estações de trabalho CAD neste momento. Windows XP foi um sistema operacional ótimo por quase 8 anos, mas a Microsoft criou um fim de vida para o XP e o SolidWorks ainda esta suportando o  XP na versão  2011, mas não se faz faz promessas de que 2012 vai suporta-lo ainda, mas o Windows 7 e Vista ainda será suportado, assim que você pode bem fazer a mudança o mais cedo possível. Além disso, o Windows 7 64 bits tem um limite de memória RAM muito acima do encontrado em Sistemas Operacionais anteriores, melhor gestão dos recursos e muito a estabilidade superior. Windows 7 é tudo que o Windows Vista era suposto para ser e ainda mais. Um último ponto é que você quer selecionar um SO de 64 bits em uma versão de 32 bits para evitar o limite de 3GB de RAM também. Tudo bem, você também pode.

Processador

A partir de uma elaboração e concepção de ponto de vista estritamente, é melhor olhar para um Core 2 Duo Chipset Intel a uma velocidade maior do que pagar um preço mais elevado para o topo Core i7 com CPUs mais, mas em velocidades mais baixas. Por exemplo, você obterá melhor desempenho de um Core 2 Duo 3.7GHz do que seria de um Core i7 a 1.7GHz, mesmo com 4 processadores. Novamente, estau falando de modelamento e detalhamento. Se você tiver necessidades de processamento de movimento ou simulação. A pergunta que fazem é muito relacionados com a multi-threading. SolidWorks, como a maioria das aplicações de CAD, não são totalmente aplicações multi-threaded, ou seja, eles não têm pleno proveito de processadores dual ou quad. Novamente, a partir de uma perspectiva estritamente da concepção, CPUs menos atual podem ser mais rápido e terá maior benefício do que mais CPUs  mais lento. Se você tiver um orçamento limitado, o seu dinheiro é bem gasto em um upgrade da placa gráfica ea memória RAM do que ele é um processador de última geração


RAM

Como sempre, quanto mais  melhor, mas se você conseguir mais de 3 GB, certifique-se de ter um sistema operativo de 64 bits para suporte a memória RAM. Idealmente, 6 a 8 GB é suficiente. A principal consideração aqui é o tamanho e a complexidade dos conjuntos que você pretende trabalhar. Se você pretende trabalhar com conjuntos de nível superior de 10.000 peças, você vai querer empurrar para a faixa de 8GB. Se tudo que você pretende fazer é de peças e conjuntos simples, você pode conseguir com muito menos. Você também vai querer mais se você estiver fazendo simulação ou de análise, mas, novamente, sobre isso falaremos depois ...

Placa de vídeo


A reflexão crítica aqui é ter certeza de obter uma placa de nível "Comercial", e não de "consumidor" ou de  "jogo" . As placas nível de consumidor não processam gráficos CAD da mesma forma que é necessário para CAD. Os fabricantes estão sempre trabalhando para adequar a NVIDIA e ATI (AMD). Ambos fazem placas de vídeo de  nível comercial e consumidor. Para NVIDIA você deve adquirir  uma placa da série Quadro, ATI você já deve adquirir um placa da séries FireGL. Pela minha experiência, a NVIDIA teve uma historial melhor e atualiza os seus drivers em uma base mais freqüente.
Leia o breve artigo técnico da NVIDIA sobre Quardo vs GeForce para consumidores neste PDF
Aqui está um artigo independente sobre a placa gráfica NVIDIA Tipos - Vs Gaming Performance.Workstation: GeForce GTX 280 e Quadro FX 4800

Tenha em mente que geralmente SolidWorks sempre usará mais gráficos, e que  também suas necessidades de gráficos mais avançados mudam de ano para ano, então é melhor você compra uma placa que vai permanecer na lista de recomendados por vários anos ao invéns de poupar hoje alguns reias ter que fazer um upgrade em 1-2 anos. Uma placa gráfica a ser suportada  pelo SolidWorks executando os drivers corretos, tenha certeza que o suporte de qualquer revenda irá lhe ajudar com problemas gráficos ou erros.Sem as placas homologadas eles tem todo direito de lhe dizerem que não são obrigados a ajudar com seus problemas potenciais.
Listamos abaixo os modelos deplacas mais procuradas atualmente.

500 e 600 da série - Nível de entrada (Média, Quadro 580)
1000 e série 2000 - Meados de nível de entrada (Boa, Quadro 1800)
3000 e série 4000 - Otimas para o SolidWorks

Lembresse  se você está pensando em adquirir para uma placa gráfica de versão final, eles exigem mais energia e refrigeração do que os modelos de gama média.

Unidade de disco rígido


Era de custume  ser usados  drives SCSI para sistemas CAD. Agora discos rígidos Serial ATA são suficientes para a velocidade. Procure uma velocidade mínima de (5.000) 7.200 RPM e se você estiver indo armazenar todos os seus arquivos localmente, 200 GB de armazenamento é mais que suficiente.


Drive Óptico

Claro que  o ideal é você ter um gravador de DVD, sem a necessidade de gravações em Blu-Ray, Mas se você tem uma pen-driver com uma capacidade boa já esta de ótimo tamanho.


Monitor

Nem todos fazem  upgrades de seu monitor quando compram uma estação de trabalho nova, mas os preços vêm  abaixando recentemente para a tela de LCD de largura e tamanho padrão e até mesmo monitores LED. Estes monitores usam menos energia que seus antecessores e CRT são muito mais benificíentes a saúde quando utilizados durante longas horas de uso. Além disso, uma vez que você experimenta projetar em uma tela larga ou dupla de 19 " ou 24" para  monitores normais, você nunca mais vai querer voltar para uma exibição por um monitor de 15". Com dois monitores, a SolidWorks suporta até mesmo mover as barras de ferramentas para o segundo ecrã, assim que seu espaço de trabalho é totalmente focado em seu projeto.

Diversos componentes e periféricos

Outros componentes como a fonte de alimentação, Coolers , portas USB, slots Mini Card devem ser mantidas em qualquer PC como o fabricante recomenda. Se você planeja atualizar a estação de trabalho em sua vida, exceda as potências  de energia e resfriamento isso pode ser benéfico no futuro, porque você não sabe o que as futuros hardwares irão exigir. Outros periféricos como teclado, mouse / óticos/ Pen Tablet, 3D Mouse, etc, são todos muito pessoais para o usuário e por isso não vamos comentá-las aqui.


Para fins de referência, incluo um link para o "oficial" requisitos do sistema da SolidWorks aqui,http://www.solidworks.com/sw/support/hardware.html . Também incluo um link para fazer seus  testes e comparar seus  resultados de placa de vídeo aqui, http://www.solidworks.com/sw/support/videocardtesting.html .
Tenha em mente, que você pode entrar em contato com qualquer revenda SolidWorks para que com o auxílio deles você possa montar sua estação de trabalho que se adeque a sua necessidade..




Até Mais....


5 comentários:

  1. Pessoal agora ninguém pode reclamar que não tem informação para comprar um Pc adequado a Solid Works

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o tópico, adorei realmente as informações, queria aproveitar e fazer um pedido ao autor do mesmo:


    gostaria de saber, se você possui uma tabela de comparação das placas gráficas da Nvidia e da Ati pois sou usuário do Solidworks a alguns anos e só agora gostaria de adquirir uma placa que fosse custo benefício eque me permitisse fazer trabalhos cada vez mais realistas!


    desculpe se fiz o pedido num local errado do blog, mas não achei o campo para contato no blog!!


    desde já agradeço, MUITO OBRIGADO!!




    Allan Moisés Nunes

    ResponderExcluir
  3. GAlera,

    Comprei uma maquina mais do que top, tipo um jato... Dois processaodores Six core Xeon 2.8 GHz, 48GB de memoria, placa Nvidia quadro 6000 de 6GB de memoria, HD 1,5TB de 7200RPM win7 professional 64 bits... Mas não gostei do desempenho da maquina, demora para abrir uns projetos grandes... não se é a maquina ou sou eu... Notei que os processadores não dividem as tarefas, um trabalha enquanto os outros "olham" alguem sabe se isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o processador não divide as tarefas, já que o software não tem multiprocessamento (ainda).

      No seu caso, é gargalo de processamento ou de disco? se for disco dá pra tentar colocar um HD Momentus_XT nele, acho que vai ajudar bastante.

      jefersonsilva@terra.com.br

      Excluir
  4. olá,
    Acabei de instalar o solidworks 2011 no windows 8, li em alguns foruns que não iria conseguir instalar, mas por persistência, consegui instalar, esta funcionando corretamente, porem um pouco lento, seria esse o problema de incompatibilidade? Tem algo que posso fazer para melhorar isso, sendo que não posso usar o solidworks 2013, que por sua vez é o indicado para o windows 8.

    Obrigado.

    ResponderExcluir