quinta-feira, 14 de abril de 2011

Melhores Práticas para importar modelos 3D para o SolidWorks



Mesmo com mais de um milhão de licenças do SolidWorks, muitos usuários encontram-se com modelos 3D importados ao longo do tempo. Esses modelos geralmente vem para o designer, no formato de IGES, STEP, Parasolid, ou possivelmente nativa Pro E, Inventor e UG. Felizmente, o SolidWorks pode importar todos esses tipos de modelos, juntamente com muitos outros. Aqui estão quatro dicas para trabalhar com importação de modelos 3D:

1. Obtenha o formato correto

Existe um formato único, com melhor qualidade em que um usuário pode solicitar os modelos de CAD 3D? 

Sim, no formato do SolidWorks é claro! Sério, porém, existem formatos diferentes no mercado. O melhor formato depende de onde os dados são provenientes.
Parasolid (. X_t ou. X_b) é a minha recomendação usada no dia a dia, uma vez que o SolidWorks é baseado no kernel. Outros softwares também usam este tipo de importação de tecnologia, por exemplo, Unigraphics, SolidEdge e MicroStation. Todos os usuários de software com a capacidade de exportar Parasolid deverá prever que o formato de importação para SolidWorks . IGES e STEP imagens, ambos os formatos abertos, seria a minha segunda e terceira opções de dados, respectivamente.

2. Diga 'sim' para importar Diagnósticos


Toda vez que o SolidWorks abre um arquivo nativo que não tem sua extensão própria,primeiro software cria um documento do SolidWorks. SolidWorks usa 'Default Templates' o sistema de configuração para determinar qual modelo escolher (ou se deve solicitar ao usuário). A segunda coisa que irá  acontecer é abrir a janela do comando Importar Diagnostics : Crie o hábito de sempre responder "Sim" a esta pergunta. Irá analisar os dados geométricos, e então permitir a reparação automática se os problemas forem detectados. Na maioria das vezes, ele vai encontrar algumas aces com defeito ou falhas de superfície, e na maioria das vezes estas entidades são reparados com um clique. Em alguns dados de baixa qualidade importadas, o usuário terá de limpar  tudo o que é deixado para trás. Preste atenção se os dados são corpos sólidos ou de superfície, ou, eventualmente, uma mistura. Para se tornar um sólido, uma superfície normalmente deve ser corrigido.

3. Use FeatureWorks

Os arquivos importados contêm apenas dados geométricos, e não a história de como ela foi feita. O FeatureWorks é uma ferramenta que permite que os sólidos importados gerem uma árvore de projetos . Ele recria a árvore de projetos com os metodos de modelagem do SolidWorks, assim recriando uma história de modelamento para seu modelo 3D importado.
Acostumes- se a usar estes tipos de ferramentas em seu dia a dia, pois assim você terá uma produtividade maior.


Até mais...

4 comentários:

  1. Eu uso IGES e STEP e funcionam perfeitamente!

    ResponderExcluir
  2. Alguem sabe porque ao importar arquivos do inventor para o SolidWorks, os parts vem com dimensões 100x maiores? Exemplo: um sketch com dimensão de largura = 10 mm depois do featureworks reconhecer vem com dimensão = 1000 mm

    ResponderExcluir
  3. Como faço para exportar solidworks para sketchup?
    Ha alguma maneira?
    pRECISAVA QUE ALGUEM ME DESSE UMA DICA

    EMAIL: z.nunes90@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exporta em SAT, importa dentro do CAD e depois salva em DWG.

      Excluir