sábado, 1 de outubro de 2011

SolidWorks Enterprise PDM

Olá pessoal, como muitas pessoas me enviam e-mails pedindo dicas sobre o PDM, decidi escrever um pouco sobre ele. 

Mais o que é o PDM?


SolidWorks Enterprise PDM é uma solução de gerenciamento de dados de produto (PDM) totalmente integrada ao SolidWorks.
Basicamente ele é dividido em em 3 tipos:
  • Enterprise PDM: Fornece suporte para o trabalho com  todos os tipos de arquivo, incluindo gerenciamento e visualização aprimorados de formatos CAD, como o SolidWorks. Os suplementos CAD permitem aos usuários acessar o Enterprise PDM a partir de um aplicativo CAD.
  • Enterprise PDM Contributor: Fornece suporte para o trabalho com todos os tipos de arquivo, incluindo arquivos CAD. Os suplementos de CAD, porém, não têm suporte neste tipo de cliente.
  • Enterprise PDM Viewer: Permite acesso somente para leitura aos vaults de arquivos; o usuário não pode adicionar nem modificar (efetuar check-out, check-in, atualizar valores) os arquivos, nem usar os suplementos de CAD.
Mas como funciona?


É este tipo de informação que ainda não esta bem distinta na internet, mais simplesmente basta a empresa ter um servidor de arquivos e com ele uma rede conetada aos pontos cruciais ou melhor dizendo aos clientes que estarão trabalhando diretamente ou indiretamente com o o produto em questão.
A distribuição de componentes do  PDM depende do tamanho e do tipo de empresa em que ele é usado.
Por exemplo:


Uma empresa com uma rede de porte pequeno , o PDM funciona mais ou menos neste parâmetro: Um servidor executando o Microsoft SQL Server hospeda o servidor de arquivamento e o servidor de banco de dados. As pontos de trabalho que estão como cliente e têm o cliente Enterprise PDM instalado estão conectadas a este servidor.


Já em uma empresa de grande porte o PDM funciona com um servidor, executando o SQL Server, hospeda os bancos de dados do vault de arquivos e o servidor de banco de dados. Outro servidor hospeda o servidor de arquivamento. As estações de trabalho que têm o cliente Enterprise PDM instalado estão conectadas aos servidores. Um servidor da web permite o acesso pela Internet, usando os clientes da web do Enterprise PDM.

Com isso a empresa além de organizar seus projetos de produtos e também sua documentação técnica, ela ainda pode se comunicar com clientes e fornecedores através de um Cliente WEB. ( Mais este é um assunto   é um assunto que não domino e prefiro não escrever sobre ele).

O que se torna mais sofredor em alguns casos é a instalação do Microsoft SQL que é um software que não esta incluso no DVD do Enterprise PDM. Ele deve ser adquirido separadamente. Com isso vou trabalhar em um post exclusivo sobre este assunto ( a instalação do SQL). 

Para quem deseja conhecer uma pouco mais do SolidWorks Enterprise PDM assinta o vídeo abaixo e aguarde pois vou escrever em breve mais sobre o mesmo.


Aguardem e até mais!

2 comentários: