quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Monitor de recursos do SolidWorks

Após a instalação da versão 2012 do SolidWorks alguns me perguntaram o que significa o ícone na área de notificação do Windows junto ao relógio do computador. 

Isso é um novo aplicativo incorporado ao SolidWorks 2012, que tem a finalidade de monitorar os recursos que o SolidWorks ou o sistema esta usando.

Quando você está trabalhando com poucos recursos, o Monitor de recursos do SolidWorks fornece mensagens na área de notificação da barra de tarefas do Windows que ajudam a adotar ações para evitar uma falha de sistema ou perda de dados.
O Monitor de recursos do SolidWorks monitora esses recursos:
  • Memória do sistema: O total combinado de memória RAM física e do tamanho de arquivo da página. No Windows, esse total combinado é conhecido como Carga comprometida.
  • Manipulações de GDI: Um recurso finito usado para desenhar itens de interface de usuário na tela.
  • Memória de processo (somente SolidWorks 32 bits): A quantidade máxima de memória disponível para o software SolidWorks (2 GB). Pois não existe equivalente para o SolidWorks 64 bits, pois a memória disponível para processos é limitada somente pela memória do sistema.
O ícone do Monitor de recursos do SolidWorks na área de notificação é codificado por
cores para indicar a disponibilidade de recursos:

(Verde) - Recursos suficientes de todos os tipos estão disponíveis.
(Amarelo) - Um ou mais recursos estão reduzidos. Você deve agir de modo a liberar recursos.

(Vermelho) - Um ou mais recursos estão quase completamente consumidos. Se você continuar a trabalhar possivelmente sofrerá uma falha de sistema ou perda de dados, portanto, libere recursos. Além das mensagens fornecidas pelo monitor na área de notificação, mensagens aparecerão no SolidWorks se você tentar executar algum comando.

O Monitor de recursos do SolidWorks exibe mensagens específicas para o tipo de recurso que está baixo. Siga as instruções na mensagem para corrigir o problema do recurso.
Por exemplo, se a memória do sistema estiver baixa, feche programas que não são do SolidWorks ou documentos no SolidWorks. Se o número de manipulações de GDI disponíveis estiver baixo, feche documentos no SolidWorks.

Para exibir a mensagem mais recente novamente, clique no ícone do Monitor de recursos do SolidWorks : Verde, amarelo ou vermelho na área de notificação.

O Monitor de recursos do SolidWorks não tem nenhuma outra interface de usuário
além do ícone e das mensagens. Nada aparecerá na tela se você clicar duas vezes
no ícone ou se clicar nele antes que uma mensagem tenha aparecido.

Esta é uma pequena melhoria que muitos podem achar insignificantes mais que eu particularmente gostei, pois nas outras versões fazia este monitoramento através do gerenciador de tarefas.

Até mais!


Um comentário: