segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Converter arquivos automaticamente com as Ferramentas do Solidworks

Uns dias atrás andei lendo algo muito interessante que me fez pensar por alguns minutos a respeito. Na leitura a pessoa que escrevia contava que tinha mais de 400 desenhos de detalhamento no Solidworks que gostaria de passar para .pdf.

Mais claro! Imagine você converter 400 arquivos um a um, isso além de requerer horas de trabalho, é chato!
Após pensar um pouco, lembrei de uma ferramenta que existe no Solidworks e poucos usuários conhecem.

Você já ouviu falar do Agendador de tarefas do SolidWorks?

Pois é, ele existe, e pode nos ajudar em várias tarefas do dia- a- dia. E uma delas é converter arquivos para inúmeras extensões.

Então vou falar um pouco sobre a opção de exportar arquivos com o Agendador de tarefas do SolidWorks.

Para podermos utiliza-lo você pode abri-lo indo no menu Iniciar do Windows > Todos os Programas > SolidWorks 20xx ( onde "xx" é o ano de seu SolidWorks) > Ferramentas do SolidWorks > Agendador de tarefas do SolidWorks.

Então abrirá esta tela:


Note que nesta janela não temos apenas a opção de exportar arquivos, mais neste post exclusivamente vou escrever sobre ele especificamente.
Ao clicar em Exportar Arquivos a janela a seguir se abrirá.


Na aba Titulo da tarefa você pode dar um nome para esta tarefa, pois ela ficará salva em sua agenda do SolidWorks.
Em Exportar tipo de arquivo, você escolherá o tipo de arquivo resultante da conversão que pode variar entre extensões do tipo *.dwg, *.dxf, *.igs, *.pdf, *.step e *.jpg.
Em adicionar arquivo, você pode escolher os arquivos que serão convertidos ou ainda em Adicionar pasta, você pode escolher a pasta desejada contendo os arquivos do tipo *.drw ou *.slddrw

Além disso você pode ainda programar o modo de execução, para que o SolidWorks cria então uma rotina que pode ser feita todo dia ao meio dia ou ainda durante a noite.


E por fim você ainda pode programar como eu já havia comentado anteriormente para que ele faça a conversão em data e horário previamente programado.


Uma dica, é deixar ele fazer esta atividade na hora do almoço.

Logo falarei mais sobre as outras Ferramentas do SolidWorks. Fiquem atentos.

Até mais!!!

2 comentários:

  1. Esta ferramenta é muito boa para conversão para PDF, mas nao aceita converter .part para .dxf!
    Infelizmente tem que converter os arquivos um a um para .dxf para passar para a puncionadeira.

    ResponderExcluir
  2. É neste caso já não temos uma ferramenta para realizar esta rotina, mais você pode utilizar ferramentas auxiliares para isso, como como uma impressora e usar o agendador para imprimir em horário determinado para .dxf, uma impressora que pode fazer isso é uma encotrada neste site: http://www.print-conductor.com/download_pc.htm.

    Até mais!

    ResponderExcluir