sábado, 29 de janeiro de 2011

Preview do SolidWorks 2012

No SolidWorks World deste ano, foi apresentado o Preview do SolidWorks 2012.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Apresentando Post3D - A nova maneira de mostrar o seu trabalho de design

No último dia 24 no Solidworks World 2011 a Dassault Systèmes anunciou um novo produto para os clientes de SolidWorks chamado Post3D, que é baseado no atual 3DVIA Cenas tecnologia. Tão fácil como enviar e-mail, o 3DVIA Post3D cria espaços de colaboração virtual, ou posts, por designers para carregar ativos CAD e rever o seu trabalho com os parceiros em contextos totalmente interativo e realista. Cada post pode ser compartilhado público ou privado, e permite aos usuários encontrar virtualmente, em tempo real através de uma URL personalizada definida pelo autor. Post3D terá design de produto e reuniões virtuais para uma dimensão inteiramente nova.


Publicando com Post3D é simples. Usuários primeiro começar por escolher uma URL pessoal (http://post3d.com/yoururl, por exemplo) combinado com alguns detalhes, como título e descrição. Depois ambiente como uma sala de conferências para objetos pequenos ou um grande, bonita loja de varejo para maior for selecionado. Com um clique de um botão, um espaço de encontro virtual está pronto para mostrar o trabalho de design. Os usuários podem fazer upload de seu modelo 3D em mais de 30 formatos de arquivo. O contexto de projeto completo também podem ser personalizados com itens do armazém conteúdo Post3D.


Post3D atualmente é oferecido ao público como um preview técnico gratuito, a fim de capturar o feedback dos usuários e melhorar o seu serviço. O lançamento do beta público está previsto para este ano. características adicionais incluem mensagens temáticas, conteúdo premium (contextos especializados e modelos) e funcionalidade add-ons que permite aos utilizadores reproduzir quase qualquer cenário da vida real para atender suas necessidades de apresentação.
Assista ao vídeo abaixo para ver Post3D em ação, e visite o site Post3D para saber como você pode começar.



Até mais!!!


Fonte: http://blogs.solidworks.com

SolidWorks World 2011 - 3º dia

Confira o que aconteceu no 3º dia de Evento.

SolidWorks World 2011 - 2º dia

O segundo dia do SolidWorks World 2011 começou com Richard Doyle, que gerencia o SolidWorks Grupo de Usuários de Rede, saudando as comunidades de usuários locais do SolidWorks. O "Grupo de Usuários do Ano" foi para o SolidWorks User Group de Chicago e foi aceito pelo seu líder Denny Bahl. Ed Gebo do SolidWorks Connecticut User Group foi reconhecido como o "User Group Leader of the Year".

SolidWorks World 2011 - 1º dia

Sei que para muitos é difícil, quem sabe até impossível ir a San Antonio no TEXAS ( USA) para participar do evento dia mundial do solidworks, então estou trazendo a gravação do 1º dia de evento.
No geral a primeira sessão geral da SolidWorks World foi cheia de emoção, como sempre. 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Listas de corte de soldagem

Você pode usar uma tabela de lista de corte de soldagem para adicionar uma tabela semelhante a uma BOM para os cortes de formas estruturais soldadas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

3D Content Central



A SolidWorks disponibiliza a seus usuários um site onde os mesmos podem baixar peças prontas para uso em várias extensões diferentes, para que isso seja possivel você deve criar uma conta no site: http://www.3dcontentcentral.com/default.aspx

Personalizando a Barra de atalhos do SolidWorks

Olá pessoal!


Muitas vezes me pergunto porque vários usuários do SolidWorks não facilitam seu trabalho, pois existe várias formas de acelerar o escoamento de projetos utilizando os recursos que o SolidWorks nos traz.

Como Resolver o problema do símbolo de "Ø" ( diâmetro)

Pessoal, vários alunos e colegas já me perguntaram o porque que muitas vezes os símbolos de Ø é substituído por  "MOD-DIAM". Isto ocorre devido a o desaparecimento de um arquivo responsável por isso, ele se encontra da pasta raiz do SolidWorks, o nome deste arquivo é GTOL.SYM.


Se o solidworks estiver traduzido para português ele será encontrado em C:\Program Files\SolidWorks Corp\SolidWorks\lang\Portuguese-Brazilian
Se o Solidworks estiver em inglês ele será encontrado no caminho C:\Program Files\SolidWorks Corp\SolidWorks\lang\english


Para resolver isso, deve-se:


- Fechar o SolidWorks;
- Baixar o Gtol.- PT-BR ou  Gtol.- EN, em seguida clicar com o botão direito do mouse e abrir com permissão de administrador e pronto ele insere este arquivo no local indicado
- Reiniciar o sistema;


Se este procedimento não funcionar ( o que é muito difícil), realize o procedimento abaixo:


- Após reiniciado, desabilitar o Anti-Vírus; 
- Abrir o "Painel de Controle" e em seguida "Adicionar/Remover Programas";
- Clicar em "Alterar" na instalação do SolidWorks;
- Clicar em "Avançar" na janela do SolidWorks que irá se abrir;
- Selecionar "Reparar" e clicar em "Avançar" novamente;
- Clicar em "Instalar";
- Aguardar o processo terminar e reiniciar o sistema novamente.


Arquivo para versão em português
Arquivo para versão em inglês


Até mais galera!!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fator de Contração ou Escala em materiais termoplásticos

Os materiais plásticos, ao serem esfriados na cavidade, sofre contração, resultando um produto moldado menor que o molde original. Assim, quando o molde é confeccionado, deve-se levar em consideração essa contração do produto para estabelecer a dimensão correspondente à  ferramenta (molde).
Os materiais plásticos, em sua variedade, têm diferentes valores de contração que são fornecidos pelos fabricantes. Geralmente, é especificada uma faixa de valores de contração, em que a dimensão final depende do produto e das condições da prensa injetora.
A contração de moldagem é volumétrica. Desta forma, em todas as dimensões do produto deve-se levar um coeficiente para compensar a contração. Esse coeficiente é dado em percentual, assim, por exemplo, um molde projetado para injeção de um produto cujo coeficiente de contração seja 3,0 %, tem seu volume redimensionado pela equação:

  • Volume do molde = Volume do modelo x [1+(3,0/100)]
Tabela de Contração de Modelagem de Materiais Termoplásticos
Até logo galera!!!



CADENAS PARTcommunity

Como Fazer Download de Componentes em CAD 3-D através do PARTcommunity:

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Trabalhando com o SpeedPak

Lançado na versão 2009 do SolidWorks, o recurso SpeedPak ajuda projetistas e engenheiros a criarem projetos ainda maiores no SolidWorks.

Configurando os gestos do mouse

Olá Galera!
Quero falar neste poste sobre as configurações dos gestos de mouse. Eles São muito uteis mesmo para TODOS os usuários, mas nem todo mundo utiliza os mesmos comandos de SolidWorks. Para que cada usuário possa trabalhar de uma forma natural necessitaremos de customizações nesta prática e simples interface. 

Criando uma broca helicoidal no SolidWorks - Parte Final

Nesta vídeo aula, terminaremos o modelo da broca no SolidWorks, vocês poderão ver que este procedimentos são bem fáceis. Abaixo do vídeo temos o modelo para download.




Clique na imagem para download do arquivo usado no vídeo.



Até mais, espero que tenham gostado!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Criando uma broca helicoidal no SolidWorks - Parte 1

Pessoal neste vídeo começamos a desenhar um modelo de broca helicoidal, é um modelo muito simples, esperem que gostem.




Até logo e fiquem com DEUS.

Tecnologia Swift - TolAnalyst

Ajude a encontrar problemas de empilhamento de tolerância antes das peças serem fabricadas.




Até logo!!!

Tecnologia Swift - SketchXpert

Detecte super dimensionamento e apresente esquemas alternativos de dimensionamento.




Logo trarei mais videos sobre a tecnologia Swift.

Tecnologia Swift - FilletXpert

Selecione bordas automaticamente e aplique os tratamentos e canto corretos ao aplicar filetes ao seu modelo.




Até mais!

Ativação do RealView em placas de videos não homologadas


Olá pessoal, esta descoberta, foi feita por um russo, quando estava tentando melhorar o desempenho de sua placa de video para jogos. O que ele fez foi informar ao jogo que existia uma placa de video Quadro FX. Claro como sabemos hoje as informações viajam na velocidade da luz, e não demora muito para outros ficarem sabendo disso.
Resumindo este método foi aperfeiçoao por um brasileiro (que se denomina-se MalleuS), junto com uma equipe onde tenho o prazer de fazer parte, e hoje existe um aplicativo executavel para tal façanha.

SolidWorks 2011 SP2.0

Olá pessoal!

Já está disponível a partir de hoje a nova atualização do SolidWorks 2011 para a versão SP2.0.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tecnologia Swift - FeatureXpert

Crie Filetes e inclinações difíceis rapidamente. Determine automaticamente a ordem e o número de recursos para evitar conflitos.

Tecnologia Swift - DimXpert

Dimensione e aplique tolerâncias automaticamente aos seus modelos de acordo com os padrões industriais.


Até o Próximo capítulo!!!

Autodesk Inventor X Solidworks – Quem é o vencedor?

 Recebi uma matéria sobre um estudo realizado pelo Grupo Technicom neste mês comparando 15 áreas funcionais (com 161 questões individuais) entre o Autodesk Inventor Professional 2011 e o Solid Works Office Premium 2010. Cada software foi manipulado por respectivos especialistas.

Jeff Ray – Vamos “Matar” o Solidworks

No mês passado o mundo CAD agitou-se pelas declarações do CEO da Solidworks, Jeff Ray.Em entrevista com o Deelip Meneses, o CEO da Solidworks falou sobre diversos assuntos, desde a computação em nuvem até o futuro do Solidworks.

Tecnologia Swift - 3D Instant

Simplifique a criação e a modificação da geometria tridimensional. Clique e arraste faces. Arraste e posicione geometria 3D 2D de projetos CAD existentes.


Até Mais!

3DVIA Shape 4.0

A nova versão deste poderoso parceiro do SolidWorks esta ganhando nova tecnologia, sua próxima geração poderá ser usado em IPad.
Uma das suas maiores novidades é o Multi- Touch, ferramenta compatível com telas sensíveis ao toque.




Os seus idealízadores estão trabalhando em um grande esforço para que esta versão saia o mais rápido possível do forno.
Não importa o seu nível de habilidade em  3D, utilizando o 3DVIA Shape você terá muita facilidade em desenho em 3D . Perfeito para o iniciante, mas poderoso o suficiente para o especialista, o 3DVIA Shape permite que você crie facilmente suas idéias em 3D e compartilhá-los online de graça. Você pode fazer o Download do o 3DVIA Shape de graça, é só clicar no link abaixo e instalar.


..:Downlaod:..


3DVia Shape



DraftSight

A Dassault Systèmes lançou no ano de 2010 uma  solução chamada DraftSight, um software profissional 2D, que veio para substituir o até então utilizado 2D Editor, que apartir desta data foi descontinuado. O DraftSight fornece aos usuários uma melhor maneira para ler, gravar e compartilhar arquivos DWG.





Baseado em uma arquitetura avançada, o DraftSight é fácil de usar, e geralmente leva apenas alguns minutos para fazer o download e instalar. O DraftSight roda em múltiplos sistemas operacionais incluindo o Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (o suporte aos sistemas operacionais Mac e Linux estará disponível ainda esse ano). O DraftSight é acessível a todos os usuários, incluíndo profissionais CAD, estudantes e professores.
Quem quiser fazer o Download gratuito do DraftSight, é só clicar na imagem abaixo:
                                  
Até Mais, pessoal!!!


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Troca de dados

O SolidWorks Premium 2011 apresenta conversores incorporados que permitem a troca de dados CAD criados dentro de uma ampla variedade de aplicativos de software e formatos de arquivo, como:


•  PDF
•  STEP
•  IGES
•  DWG
•  DXF
•  Parasolid®
•  Pro/ENGINEER®
•  IAM (Autodesk Inventor®)
•  IPT (Autodesk Inventor)
•  Mechanical Desktop®
•  Unigraphics®
•  PAR (Solid Edge®)
•  CADKEY®
•  Rhino
•  IDF
•  IFC
•  SAT (ACIS®)
•  VDA-FS
•  VRML
•  STL
•  U3D (Universal 3D)
•  TIFF
•  JPG
•  AI (Adobe® Illustrator®)
•  PSD (Adobe Photoshop®)
•  3D XML
•  CGR (CATIA® graphics)
•  HCG (gráficos CATIA altamente compactados)
•  HSF (Hoops) 


Padrões compatíveis:


• ANSI 
• GOST 
• BSI 
• ISO
• DIN 
• JIS
• GB

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Help Online em Português do SolidWorks

Olá Pessoal!
Para quem está iniciando agora com o SolidWorks, vale a pena conferir a Ajuda Online do programa.
A Versão do Conteúdo da Ajuda na Web é para  SolidWorks 2010 SP02.1. Para quem possui o SolidWorks 2010, ela é acessível também através do Help do programa.

Quando você acessa a Ajuda, uma versão da documentação na Web é exibida em uma vista baseada na internet. Você pode optar por usar o arquivo da Ajuda local (.chm) quando, por exemplo, a conexão com a Internet é lenta ou não está disponível.
A Ajuda com base na internet inclui os seguintes recursos:
  • Pesquisar. Identificação de tópicos relevantes com uma classificação por relevância, correção de erros de ortografia, descrições curtas em cada vista de resultados e navegação guiada.
  • Navegação dos tópicos. Navegação com os botões de tópico anterior e seguinte, assim como navegação estrutural na parte superior dos tópicos.
  • Comentários do usuário. Os comentários sobre os tópicos individuais são enviados diretamente à equipe da documentação.
  • Documentação atualizada. Com o acesso à Ajuda na Web, não há a necessidade de fazer o download de arquivos compilados volumosos (.chm). Não é preciso instalar o SolidWorks para ter acesso à Ajuda na internet. Na barra de endereço do seu navegador, digite http://help.solidworks.com e selecione o idioma e o produto para ver a Ajuda baseada na internet.
  • Links para a Base de Conhecimento. Localiza automaticamente o conteúdo relacionado a cada tópico de Ajuda na Base de Conhecimento da SolidWorks (requer o Serviço de Assinatura SolidWorks e o login no Portal do Cliente).
Para usar a Ajuda com base na internet dentro do SolidWorks, você precisa ter o Internet Explorer 7 ou 8 instalado.

Para alternar entre a Ajuda na Web e o arquivo local:

  • Marque ou desmarque Ajuda > Usar Ajuda do SolidWorks na Web.

Dicas para usar a Ajuda na Web:

Para selecionar um tópico, use o painel Conteúdo.
Para executar uma pesquisa:
  • Digite um termo e clique em Pesquisar.
  • Examine as descrições nos resultados para determinar o tópico mais relevante.  Abaixo de cada descrição há uma linha mostrando a hierarquia do tópico para a navegação estrutural.
  • Ajuste a pesquisa selecionando uma categoria à esquerda.

Dicas para usar a Ajuda local:

Para selecionar um tópico, use a guia Conteúdo.
Para executar uma pesquisa:
  • Clique na guia Pesquisa, digite um termo e clique em Listar tópicos. Selecione um tópico e clique em Exibir.
  • Crie pesquisas booleanas usando os operadores AND (e), OR (ou), NOT (não) e NEAR (próximo a).
  • Marque Pesquisar resultados anteriores para usar somente os tópicos encontrados anteriormente na pesquisa seguinte. Isso permite limitar sua pesquisa adicionando palavras-chave.
  • Marque Pesquisar palavras semelhantes para realçar palavras semelhantes nos tópicos encontrados. Por exemplo, se estiver pesquisando “abrir”, os tópicos com ambas as palavras “abrir” e “abrirá” serão encontrados.
  • Marque Pesquisar somente títulos para encontrar somente os tópicos em que a palavra-chave é parte do título.

Para acessar a Ajuda na internet usando um navegador independente:

  1. Na barra de endereço do navegado, digite http://help.solidworks.com/2010/portuguese-brazilian/SolidWorks/sldworks/LegacyHelp/Sldworks/Overview/StartPage.htm
  2. Clique em um produto SolidWorks para ver sua Ajuda.

Navegadores com suporte:

  • Internet Explorer® 7 e 8
  • Firefox® 2 e 3
  • Google™ Chrome 3.0


Como criar template no SolidWorks e linkar legenda com as propriedades do documento

Para criar um template de detalhamento no SolidWorks é necessário criar o template da peça ou montagem onde se criara as propriedades que serão vinculadas as notas do detalhamento.

SolidWorks é usado em 35 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.

Estudo produzido pela revista Bloomberg BusinessWeek indica que, mais do que desenvolver produtos que conquistem novos mercados, empresas usuárias do SolidWorks veem nesta solução um meio de criar produtos que mudam o estilo de vida das pessoas.


O software SolidWorks de CAD 3D da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. foi apontado como o software de projetos preferido das empresas mais  inovadoras do mundo, em reportagem especial publicada pela revista Bloomberg BusinessWeek (http://fwd4.me/Olp). Das 50 empresas mais inovadoras em 2010, 35 possuem o software SolidWorks – quase mil licenças no total. “A pesquisa comprova o que as empresas mais inovadoras têm em comum: utilizam o software SolidWorks para transformar ideais em produtos que mudam a maneira em que vivemos”, destaca Oscar Siqueira, country manager da SolidWorks Brasil.

A reportagem especial da Bloomberg BusinessWeek sobre as empresas mais inovadoras se baseia em dados do Boston Consulting Group (BCG). Em dezembro do ano passado, a consultoria enviou por e-mail uma pesquisa com 21 perguntas a executivos seniores do mundo todo. Foi solicitado aos 1.590 participantes - que responderam de forma anônima - a indicação de empresas mais inovadoras, fora de seu próprio setor. Ao final deste processo, a equipe da Boston Consulting, produziu um ranking das empresas mais inovadoras do planeta.

Software de sustentabilidade apóia empresas inovadoras

Segundo Siqueira, o fato do SolidWorks ter sido indicado por 70% das empresas pesquisadas indica que a SolidWorks é, também, uma empresa inovadora. O executivo explica que a empresa está constantemente criando soluções para ajudar seus clientes a atingir suas metas mais importantes. “Um exemplo disso é nosso novo software de sustentabilidade, o SolidWorks Sustainability, que ajuda equipes de projetos a desenvolver produtos que exerçam um impacto menor no ambiente e a quantificar esse impacto, para que os clientes possam tomar decisões bem fundamentadas”, afirma.

O software SolidWorks CAD 3D também é integrado de forma exclusiva aos produtos da empresa para simulação, publicação e gerenciamento de dados. E possui uma das maiores e mais dinâmicas comunidades de usuários em CAD 3D.

Sobre a Dassault Systèmes SolidWorks Corp.

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores

Software SolidWorks Sustainability é reconhecido como “Melhor Inovação em Produto ‘Verde’”

Prêmio Global GREEN 2010 foi dado à solução que ajuda projetistas e engenheiro a terem uma visão clara do impacto ambiental do produto desenvolvido, desde a fase do projeto até seu descarte.


São Paulo, 20 de dezembro de 2010 - A Dassault Systèmes SolidWorks Corp. (DS SolidWorks) anuncia que a solução SolidWorks Sustainability, que ajuda projetistas e engenheiros a reduzirem o impacto ambiental de seus produtos com facilidade, ganhou o prêmio de honra da nova categoria Best New Green Product Innovation (Melhor Inovação em Produto Verde) do GREEN AWARDS 2010 global, realizado em Londres.
Instituído pela UK Royal Society of Arts (Sociedade Real de Artes do Reino Unido), os prêmios reconhecem a criatividade que leva em consideração a importância da responsabilidade corporativa e social, o desenvolvimento sustentável e as melhores práticas éticas. A categoria Best Green New Product Innovation foi introduzida esse ano.
“Estamos orgulhosos por essa honra”, diz Oscar Siqueira, gerente geral da DS SolidWorks Brasil. “Os consumidores brasileiros apresentam uma demanda crescente por produtos mais ecológicos; todos sabemos que projetistas de produtos exercem um impacto significativo no meio ambiente”. Segundo Siqueira, isso acontece porque esses profissionais criam produtos que são usados e descartados diariamente. “Nosso objetivo com o SolidWorks Sustainability é tornar todos os projetos sustentáveis.”
O reconhecimento desta solução foi unânime. “Este é nosso candidato favorito”, declararam os juízes e profissionais renomados nas áreas de comunicação, meio ambiente e sustentabilidade. O Solidworks Sustainability tem o potencial de revolucionar o modo como os projetistas criam seus produtos. Ao integrar o ciclo de vida no processo do projeto, o SolidWorks Sustainability ajuda os projetistas a diminuírem o impacto ambiental de sua criação, ainda no estágio do projeto. “Sua parceria com a empresa independente PE International, que incorporou um banco de dados com inventário de ciclo de vida, resultou em um produto robusto e confiável. Todo projetista tem que ter esse produto em sua caixa de ferramentas.”

Controle da pegada ambiental
Totalmente integrado ao SolidWorks, software de projetos auxiliado por computador, o SolidWorks Sustainability agrega ferramentas poderosas de avaliação de ciclo de vida (LCA), que medem os impactos de elementos como carbono, energia, ar e água por todo o ciclo de vida do produto, inclusive na seleção de material, manufatura, uso e final de vida. A DS SolidWorks desenvolveu o Sustainability em conjunto com a PE International, especialistas em LCA (Life Cycle Assessment, avaliação do ciclo de vida), cujo software pioneiro GaBi é o líder no mundo. O SolidWorks Sustainability integra os modelos de processo LCA do GaBi e bancos de dados para empregar dados científicos de alta qualidade na avaliação de impactos ambientais.
A ferramenta de seleção de material do SolidWorks Sustainability oferece feedback instantâneo para auxiliar aos projetistas a escolherem o material ambientalmente mais adequado a um projeto específico. A geração de relatórios em apenas um clique facilita a divulgação das descobertas por toda empresa.
O prêmio foi entregue a um representante da Dassault Systèmes (DS) SolidWorks Corp. de Concord, Mass., desenvolvedor do software, no Museu de História Natural de Londres, por Mary Anne King, responsável pela área de sustentabilidade ambiental da Microsoft. David Attenborough, comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) também participou da cerimônia de gala e foi agraciado com o prêmio verde inaugural Lifetime Achievement (Realização Vitalícia) por seus esforços em divulgar a questão ambiental junto à opinião pública.

Sobre a Dassault Systèmes SolidWorks Corp.
A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.
No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo.
 

SolidWorks mostra impacto ambiental de projetos a estudantes


A Dassault Systèmes SolidWorks lança a versão 2010-2011 do SolidWorks Education Edition, um software de CAD 3D direcionado ao ensino da engenharia com novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Com o software SolidWorks Sustainability integrado, pela primeira vez, os estudantes do ensino superior terão à sua disposição informações aprofundadas sobre o impacto ambiental potencialmente significativo de suas opções como projetistas e engenheiros profissionais. 

Segundo Oscar Siqueira, gerente da DS SolidWorks Brasil, atualmente, os estudantes querem saber como decidir pelas melhores opções. “Os estudantes de engenharia ficam entusiasmados com o desafio de inovar produtos e processos que minimizem a degradação ambiental. A DS SolidWorks está introduzindo na formação do profissional uma ferramenta que os ajuda a tomar decisões de projeto sustentáveis, de uma forma simples e eficaz", afirma.O software ajuda a quantificar o impacto potencial das montagens de CAD sobre o ar, a água, o consumo de energia e a pegada de carbono, desde o fornecimento da matéria-prima até a fabricação, a utilização e o descarte.

Ao projetar um produto, os estudantes de engenharia tradicionalmente se concentram em questões como custo, massa, rigidez e resistência à tensão. Embora esses fatores afetem a utilidade de um produto, o SolidWorks Sustainability calcula valores ambientais igualmente importantes: o impacto de todo o conjunto em termos de extração de matérias-primas, processamento de material, fabricação de peças, montagem, utilização e descarte, incluindo o transporte em cada uma dessas fases. O software também gera automaticamente relatórios personalizados das análises de sustentabilidade, ajudando a tomar decisões de engenharia que podem ser compreendidas por pessoas que não são da área técnica.Avaliação automática do impacto ambiental.
De acordo com Oscar Siqueira, o software SolidWorks Sustainability permite que análises quantificadas de sustentabilidade sejam incorporadas ao aprendizado de projetos sem exigir que os estudantes conduzam projetos de pesquisa independentes. "Os alunos podem agora avaliar seus projetos automaticamente, mas com informações detalhadas sobre cada variável, e tomar decisões corretas com impacto positivo sobre o planeta”, comenta.O SolidWorks Education Edition 2010-2011 também inclui todos os aperfeiçoamentos da nova versão comercial do software de projeto da DS SolidWorks, o SolidWorks 2010, incluindo o SolidWorks Simulation Premium, um conjunto abrangente de ferramentas para simulação, que inclui respostas não lineares e dinâmicas, bem como materiais compostos.Formas de acesso para os estudantes.
O SolidWorks Education Edition 2010-2011 é distribuído através da rede de computadores de instituições de ensino, mas qualquer estudante, no entanto, pode adquirir individualmente o SolidWorks Student Edition 2010-2011.As instituições que usam o software SolidWorks também dispõem de capacidade exclusiva de disponibilizar o SolidWorks para estudantes e professores fora da sala de aula e do campus através da nova SolidWorks Student Access Initiative (Iniciativa de acesso ao SolidWorks para estudantes). Com o SolidWorks em seus laptops e PCs residenciais, os estudantes podem colaborar e concluir seus trabalhos quando, onde e da maneira que desejarem.Novos recursos disponíveis.
Através da incorporação dos melhoramentos do SolidWorks 2010, o SolidWorks Education Edition 2010-2011 inclui novos recursos abrangentes para produtividade de modelagem, simulação, publicação e gerenciamento de dados. Além disso, o software educativo inclui:
  • Teste de avaliação gratuito e (caso a pessoa seja aprovada) a certificação de Associado Certificado SolidWork (CSWA). Essa certificação prepara os estudantes para o ambiente de trabalho, motiva-os a continuar o aprendizado e comprova serem bons candidatos para trabalharem nas áreas de projeto e a engenharia.
  • "Manual do Instrutor de Ensino do Software SolidWork" com lições, apresentações em PowerPoint, avaliações e dicas. Para os estudantes, está disponível o "Guia do Aluno de Aprendizado do Software SolidWorks" correspondente.
  • Novos tutoriais e currículos que abrangem projeto, modelagem e visualização, tornando o STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na sigla em inglês) relevante para o aluno. Novos tutoriais de simulação incluem problemas de verificação e normas internacionais (benchmarks NAFEMS) para ajudar os alunos a assegurarem que os projetos funcionarão corretamente no mundo real.
Até mais!

José.