segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jeff Ray – Vamos “Matar” o Solidworks

No mês passado o mundo CAD agitou-se pelas declarações do CEO da Solidworks, Jeff Ray.Em entrevista com o Deelip Meneses, o CEO da Solidworks falou sobre diversos assuntos, desde a computação em nuvem até o futuro do Solidworks.

Como a entrevista é bastante longa, a Solid Smack resumiu o conteúdo. A entrevista completa você encontra aqui.
“Quando lançamos nosso projeto para o futuro… o que dissemos foi ‘Vamos matar o Solidworks da mesma forma que matamos outras companhias. Agora, o Solidworks não vai entrar nos negócios para matar outras companhias’. Eles entraram no negócio para atender necessidades de usuários. E isso só aconteceu por que algumas empresas não poderiam competir ou tomaram direções diferentes.”
“Nós puxamos uma pequena parte da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento e lhes dissemos: nós estamos basicamente “girando” para for a. Vocês estão iniciando e seu trabalho é matar o Solid Works. Vamos começar um negócio que utiliza tecnologias disponíveis hoje que resolva os problemas dos clientes.”
“Não. O Solidworks não será uma versão LT do Catia. O mercado não está a procura de uma versão LT do Catia”.
“[Solidworks] V6 não é um produto. É uma plataforma e estamos totalmente engajados na plataforma V6. Por isso, quando estava no palco, eu disse que nós vamos utilizar o PLM Enovia, pois para mim é uma plataforma online correta.”
“Sim. A [novo Solidworks] plataforma online será baseada na tecnologia Enovia V6.”
“[Solidworks] terá modelagem direta. Mas não será da forma como as pessoas estão fazendo isso hoje, pois não estamos constrangidos com a plataforma Windows.. Você nos verá continuando a reforçar o ‘instant3D’. Há muitas coisas que podemos continuar fazendo e vamos continuar. A forma de projetar pela modelagem direta hoje é muito sexy e agradável para demonstração. Mas é um martelo procurando um prego”.
“Tivemos um grande debate na companhia para decidir se devemos mostrar o que fizemos no Solid Works World 2010. Havia dois pensamentos. Um era que não deveriamos mostrar a nova tecnologia pois não iremos prepará-la para o próximo lançamento. Eles disseram: ‘Por que você quer mexer na panela e confundir as pessoas?’. O outro pensamento dizia que esse era o momento de fazê-lo. Eles disseram: ‘Vamos sair da ponte e atear fogo nela. Sem volta.’”
Em outras palavras, o que Jeff Ray deu a entender é que o Solidworks, em breve, estará apenas na ‘nuvem’ e que a Dassault utilizou-se do Solidworks numa época específica em que o mercado pedia uma solução mid-range. Dê uma olhada no que está acontecendo no mercado de CAD para arquitetura… Vai se surpreender.
No caso dos CADs mecânicos, o Solidworks manteve-se no mercado por mais tempo, pois é um software para “produção”. Novas tecnologias de engenharia estão evoluindo rapidamente, como a Autodesk com o conceito de Prototipagem Digital. Na própria Dassault a tecnologia tem evoluído bastante: mas não no Solidworks!
Embora eu imagine que a Dassault não fará isso do dia para a noite (afinal os usuários investem na ferramenta, correto?), as incertezas sobre o futuro do software contaminam a web.
Vamos ficar com uma ultima citação do apelidado Jeff “Death” Ray: ‘Sim, mas não seremos os únicos a matá-lo. O mercado será o decisor final’.


Fonte:


http://www.solidsmack.com/design-news/jeff-ray-on-v6-the-cloud-and-killing-solidworks/

http://www.deelip.com/?p=4714

Um comentário:

  1. Bom. Me parece que o SOLIDWORKS irá morrer pra 90% dos usuários.
    Porque eles não poem os pés no chão e melhoram muito o SW em vez de irem pras nuvems e invertar baboseiras inuteis

    ResponderExcluir