quinta-feira, 8 de março de 2012

Projeto de moldes com o SolidWorks - Parte 1

Olá pessoal, já faz algum tempo que estou pensando em escrever sobre como devem ser utilizadas as ferramentas de moldagem do SolidWorks. Pois ouço falar muito que trabalhar com tais ferramentas é difícil e não se torna produtivo. Vou confessar que a um tempo atrás eu pensava assim também, mais foi em uma exatamente nesta peça que tenho neste poste hoje que isso mudou minha forma de ver tais ferramentas.
Com esta peça comecei a ver as ferramentas de moldagem do SolidWorks com outros olhos.
Vou tentar mostrar nesta sequencia de posts com criar um molde para esta peça. Partindo das analises de inclinações até a montagem do porta moldes com padrões conhecidos do mercado brasileiro.

Só para conhecimento

"Um molde é criado utilizando uma sequência de ferramentas integradas que controlam o processo de criação. É possível utilizar essas ferramentas de moldagem para analisar e corrigir deficiências com o SolidWorks ou com modelos importados de peças a serem moldadas. As ferramentas de moldagem abrangem da análise inicial até a criação da divisão com ferramenta. O resultado da divisão com ferramenta é uma peça com múltiplos corpos, contendo corpos separados para a peça moldada, para o núcleo e para a cavidade, mais outros corpos opcionais tais como núcleos laterais. O arquivo da peça com múltiplos corpos mantém a intenção do projeto em um local conveniente. As alterações na peça moldada se refletem automaticamente nos corpos de ferramenta"

Analise de inclinação


Com esta ferramenta podemos analisar e configurar cores para identificar e visualizar áreas com inclinação insuficiente em peças moldadas.


Para executar uma análise, clique em Análise de inclinação  (barra de ferramentas Ferramentas de moldagem) ou em Exibir > Exibição > Análise de inclinação . Defina os parâmetros de análise e as configurações de cores e, em seguida, clique em OK.



Depois que você fechar o PropertyManager, os resultados da análise permanecem visíveis na área de gráficos, e são atualizados em tempo real quando você altera a geometria da peça. Você pode mover o ponteiro sobre o modelo para exibir o valor do ângulo de inclinação na área onde ele está.

Para editar os parâmetros da análise e configurações, clique em Exibir > Modificar > Análise de inclinação.

Para desativar a análise, clique em Análise de inclinação  (barra de ferramentas Exibir) ou em Exibir > Exibição > Análise de inclinação.


Linhas de partição


As linhas de partição se posicionam ao longo das arestas da peça moldada, entre as superfícies do núcleo e da cavidade. Elas são utilizadas para criar as superfícies de partição, e para separar as superfícies. As linhas de partição são criadas após o modelo ser dimensionado e a inclinação apropriada ser aplicada.


Segue um vídeo que dá inicio a esta sequencia de posts.



Aguardem os próximos posts.

Até mais!

7 comentários:

  1. Excelente post, nota 10.
    Fico no aguardo da outra parte[s] !



    Rafael S.P

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, já poderia passar os outros né, para não perdermos o raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. José existe a possibilidade de fazer um vídeo explicando como fazer um porta moldes,suas placas, pinos extratores buchas aquele rasgo para o caminho do plastico... usando o SW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Senhor Anônimo. Esta será a parte 5 ou 6 desta sequencia. Aguarde!

      Obs: Se possível coloque seu nome, nos próximos comentários. Porque estarei deletando comentários sem identificação.

      Obrigado pela compreensão.

      Excluir
  4. Ótimo blog! José distribuindo curso a distância!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post... fico no aguardo da sequencia...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Òtima matéria,e isso mesmo Juan. Distribuindo conhecimento a distância,issa atitude do José não tem preço!
    Grato ze pela disposição.
    abç

    ResponderExcluir