quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Entrevista com Mario Belesi – Territory Sales Manager da SolidWorks

Abrindo uma serie de entrevistas sobre ícones do SolidWorks no Brasil e no mundo, nada melhor do que iniciar esta nova serie com um dos responsáveis pela SolidWorks no Brasil. O 1º a fezer parte de nossas entrevistas é Mario Belesi – Territory Sales Manager da SolidWorks.

 
1- Quem é Mario Belesi dentro da SolidWorks?


Mario Belesi – Territory Sales Manager – Brasil & Argentina , é a pessoa responsavel pela Gestão Regional e pelos Negócios SolidWorks na Argentina e nos Estados Brasileiros do Sul, Norte, DF, Centro-Oeste + Minas Gerais.

2- E por quais empresas passou até chegar a SolidWorks?

É uma longa história. Resumidamente, comecei em 1989 na Scopus Tecnologia SA (maior empresa brasileira de Tecnologia na época de reserva de mercado), na área técnica, onde permaneci por 5 anos, até chegar a Area Comercial, onde até sair em 1999, tratava diretamente com grandes clientes da CIA. Através de um convite me mudei para a Americana Progress Software do Brasil, onde a partir da gestão comercial, fui convidado a fundar a segunda filial da empresa no Brasil, no Rio de Janeiro, onde permaneci por mais 05 anos. (nesse periodo também trabalhei na Intersystems / Interconnection do Brasil, sendo responsavel pela gestão comercial da Empresa). Minha chegada à SolidWorks veio em 2005, depois da elaboração de um plano de negócios e de Entrevistas na Matriz da empresa em Boston. Nessa época, por conta da SolidWorks, voltei a morar em São Paulo, e cá estou até hoje. 

3-   Como foi ser convidado a fazer parte da empresa SolidWorks?

Como mencionei acima, me foi pedido um plano de ação pois estávamos começando a empresa no Pais (antes disso a operação era feita por um distribuidor). Dessa forma, sabendo o que era a SolidWorks, posso lhe garantir que na época O SIM não se deu somente por questões financeiras, mas por orgulho e vontade profissional, de poder fazer parte do mundo SolidWorks.

4- Como os Usuários externos ( Outros Países), vêem os usuários do SolidWorks no Brasil?

Como sabemos, o Brasil hoje é ‘moda’. Dessa forma é que somos vistos la fora também. O mercado SOLIDWORKS, cresce a números de 40% ao ano no Pais. Esses números bastam para que entendam o potencial de nossas soluções e como elas se moldam as necessidades do mercado brasileiro. O Pais é hoje totalmente estratégico para a Corporação.

 5- Qual foi sua maior frustração em relação ao SolidWorks no Brasil?

Risos. Até agora lhe garanto que foram 06 anos de alegrias, crescimento pessoal e profissional, vitórias e conquistas.

7- Quais suas expectativas para o futuro do Software SolidWorks no Brasil?

De uma forma geral, nossa equipe fez muito nesses anos todos, mas a conclusão é que ainda temos muito a fazer.
Nosso Market Share é indiscutível e mostrado nas ruas, nossa comunidade é gigante, mas com nossa estratégia de multi produtos, multi soluções, fortalecimento de revendas, etc, temos um caminho imenso pela frente.   

8- Lembra de alguma história engraçada que vivenciou nesta jornada?

Ah temos várias. Me recordo de uma em que eu estava com um Diretor dos EUA em Manaus. Estavamos na cidade para entrevistar possiveis prospects a revendedores na região.
Tinhamos combinado de fazer nossa primeira reunião na recepção do nosso hotel, com o primeiro candidato.
Quando cheguei na recepção no horário combinado, já existia uma conversa engatilhada (pensei que estivesse atrasado), porém ele estava falando com a pessoa errada, sem saber.

Contando assim pode não parecer, mas demos boas risadas juntos depois.
Assim que desconfiei do negócio, dei dois passos atrás, e liguei para o ‘candidato’ que imediatamente se desculpou pelo atraso, dizendo que já estava chegando...

O nome das pessoas era o mesmo.

10 -  Como esta o mercado brasileiro em relação aos concorrentes?

Sabemos que existe espaço para todos e o respeito a concorrencia sempre fez parte de nossa cartilha, porém somos SolidWorks e esperamos o mesmo deles.
Estamos felizes com nossa evolução e com o crescimento nesse período.

11- Você gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?

SIM. Tem momentos na vida em que somos pedra e em outros somos o vidro. Toda a história tem dois lados e em nosso mercado existe espaço para todos.

Acredite sempre em seu sonho, seja feliz e aproveite a vida com responsabilidade.

Considerações finais.

Obrigado pela oportunidade de participar do BLOG. Tenham sempre a Dassault Systemes SolidWorks Brasil de portas abertas, pois essa inclusive, é parte de nossa politica de acessibilidade.
De laços atados e nos relacionando é que fazemos grandes negócios e como sempre, grandes amigos.

Agradeço pela participação, pois esta foi a abertura de um tópico que iriei iniciar ao longo desta fase como blogueiro.
Sei que sempre podemos contar com você e os colaboradores da 3DS. Acho que este é um grande diferencial em relação aos outros softwares, pois a gama de informações que se encontra na rede sobre o SolidWorks é imensa, e geralmente postada por simples e humildes usuários que querem compartilhar o que vivenciam em seu dia a dia com esta ferramenta.

Para quem deseja ler mais sobre outros usuários podem acessar o blog do meu grande amigo Kastner, segue algumas bem interessantes:


Espero que tenham gostado e até mais!

5 comentários:

  1. MUITO LEGAL ÉSSA ENTREVISTA .,.,.,E QUE A
    ''DS ''ESTA INVESTINDO NO SOFTHWARE !

    ADORO ESSE PROGRAMA ,.,

    ResponderExcluir
  2. parabens pela entrevista, tirou algumas duvias que eu tinha parabens josé!!

    ResponderExcluir
  3. Gostado.....
    Tu entrevistou o cabeça da SolidWorks aqui no Brasil que toma conta de diversos estados...
    Parabéns pela entrevista e esperamos que um poderemos fazer parte desta empreitada contigo...
    José tu é o cara...

    ResponderExcluir
  4. José. Sou novo usuário no SW. Eu assisti sua aula no youtube (parafuso e porca). Aprendi e agradeço.
    Só não consegui entender qual a ferramenta (botão) que você usou para unir o centro do triângulo com o início da helicoidal.
    Meu email é

    linofilho2004@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Para realizar isso você deve segurar CTRL e seleciona as 2 entidades em seguida clique em Perfurar!

    ResponderExcluir