domingo, 15 de abril de 2012

Um pouco do que aconteceu no SolidWorks World 2012

Olá pessoal, sei que é um pouco tarde para falar sobre este assunto, mais faz um tempo que quero escrever sobre o mesmo. Na verdade quero lhes falar do que aconteceu resumidamente no evento.


Algumas Novidades para edição 2013 do CAD 3D SolidWorks, que arrancaram entusiasmados aplausos da plateia, como a compatibilidade da nova versão a ser lançada no último trimestre deste ano com a versão atual, sem dúvida, foram marcantes no evento SolidWorks World 2012, realizado em San Diego, nos Estados Unidos, de 13 a 15 a fevereiro. Porém, mais marcante ainda foi o discurso claro e bem afinado sobre o posicionamento da empresa dentro grupo do Dassault Systèmes ao qual pertence, e sobre a política de mercado dos produtos de CAD.

        No evento, que reuniu mais de 5,6 mil pessoas, tanto Bernard Charlès, principal executivo da Dassault Systèmes, como Bertrand Sicot (foto), CEO da DS SolidWorks, além de outros altos executivos, garantiram que o software de CAD 3D SolidWorks será mantido tal como ele é (obviamente com as atualizações maiores a cada nova versão e outras atualizações de praxe)  por todo o período em que o mercado o suportar. Também foi dito, em alto e bom som, que o kernel Parasolid será mantido versão 2013 pelo vice-presidente e gerente de produtos da SolidWorks, Fielder Hiss. “Isso não vai mudar”, afirmou.   

        Os números da DS SolidWorks, por si, parecem ser suficientes para ratificar o que afirmam o executivos. O CAD SolidWorks tem 1,7 milhão de usuários no mundo. Fazer modificações mais radicais, que podem deixar descontentes esse verdadeiro batalhão de usuários, seria como comprar uma briga com uma população equivalente à de Curitiba (PR), ou maior que a de Guarulhos, na Grande São Paulo. 

E, no caso do software SolidWorks, a situação é agravada porque os usuários têm um bom motivo para se sentirem “donos do produto”. Como se sabe, boa parte das cerca 200 inovações ou aprimoramentos colocados a cada nova edição do CAD são decorrentes de sugestões feitas por usuários. 
Destaque-se também que a marca SolidWorks é responsável por 20% do faturamento total da Dassault Systèmes (1,78 bilhão de euros).     Ainda é bom lembrar que o software SolidWorks é um produto cuja demanda não para de crescer. Em moeda constante, o faturamento da DS SolidWorks cresceu 12% em 2011. A venda de novas licenças comerciais do CAD 3D cresceu 14%, totalizando perto de 48 mil licenças. 

A participação do produto no mercado de CAD mecânico é tão evidente, que até mesmo a concorrência reconhece. Dan Staples, diretor de desenvolvimento de produto Solid Edge, da Siemens PLM Software, declarou recentemente ao site especializado CADdigest.com, que a SolidWorks tem a maior participação de mercado em sua categoria de produtos.
        A novidade é que além do CAD 3D SolidWorks, que está no mercado, a empresa está desenvolvendo um novo CAD, que está sendo chamado de SolidWorks V6. Este produto deverá integrar a plataforma V6 da Dassault Systèmes. Para saber como será exatamente este produto (ou série de produtos), vai ser preciso esperar. Nenhum detalhe foi divulgado durante o evento. 

         Produto - O mercado ao qual o CAD SolidWorks é destinado também foi evidenciado por Bertrand Sicot. De acordo com ele, a Dassault Systèmes comprou a SolidWorks na década de 90 não apenas pelo produto, mas também pela rede distribuidores capilarizada. Assim, o produto é voltado ao mercado de alto volume. 
        Do ponto de vista do produto, o SolidWorks é orientado ao design (o CAD puro, como preferem alguns). Já o Catia, que também pertence à Dassault, é um produto orientado ao processo e, cada um desses produtos tem um mercado específico. Sicot calcula que apenas há apenas 5% de interseção competitiva entre as duas tecnologias e esta seria a razão principal para não haver uma interface nativa para troca de dados entre o SolidWorks e o Catia.

        A orientação dos produtos SolidWorks e Catia, portanto, não são dados pelo porte das empresas e nem pela complexidade dos projetos a serem desenvolvidos, mas sim pelo tipo de processo. De fato, gigantes como a Petrobras, que dispensa apresentações, e a Halliburton,  que tem cerca de 70 mil funcionários e atuam no segmento de óleo e gás em mais de 80 países, incluindo o Brasil, são usuárias da tecnologia SolidWorks. Inúmeras empresas de pequeno a médio porte usam SolidWorks. Somente no Brasil são mais de 4 mil clientes. No segmento de máquinas e equipamentos (um dos principais mercados-alvo da SolidWorks) estão empresas como Romi, WEG, Dedini entre outras. 

        Já os usuários do Catia estão principalmente nos segmento aeroespacial, como a brasileira Embraer, no mercado de montadoras automobilísticas e nos fornecedores de primeiro nível (tier) até por orientação das próprias montadoras. Um outro segmento que mostra por softwares orientados a processos é o de fabricação de ferramentas de corte para usinagem de metais, como Iscar e Sandvik, que utilizam o Catia não apenas em suas respectivas matrizes, como também em subsidiárias (incluindo as brasileiras). 

        Novidades - Durante o evento SolidWorks World, como de costume, foram apresentadas algumas “features” que possivelmente serão incluídas na versão 2013 do CAD. 
Além da interoperabilidade entre as versões, que permitirá abrir um arquivo na versão 2013 e, posteriormente, abrir e trabalhar o mesmo arquivo na versão anterior, destaca-se entre as novidades, a colaboração no PDM, que facilita a identificação de outros designers envolvidos no projeto, por meio de fotos.
A habilidade para a construção de desenhos para produção em menor tempo com mostras de corte mais automatizadas também deverá estar presente na versão 2013. Os recursos para simulação também deverão estar aprimorados, com a possibilidade reutilização de simulações já feitas em áreas menores e expandir para conjuntos maiores, de forma a reduzir o tempo de simulação.

        Inserção de múltiplas peças, novas equações para controles paramétricos e melhor controle na montagem devem estar disponíveis.

        É possível também que todas as dez otimizações mais solicitadas, ou parte delas, sejam atendidas. A lista dos dez principais desejos é a seguinte: 


        1 - Uso de mais cores da CPU.
        2 - Disponibilizar opções para inserção automática do centro de gravidade nas propriedades de massa.
        3 - Opção para não excluir relacionamentos “filhos” quando se apagar o “pai”, deixando avisos de erros pendentes para correção posterior pelo usuário.
        4 - Endereçamento de sombras direto na edição de bordas.
        5 - Redução de caixa de vista 2D de desenhos apenas para os componentes visíveis.
        6 - Habilitar o controle de planos frontais e posteriores para orientações de componentes.
        7 - Relocações de dimensionamento onde o usuário colocar.
        8 - Incluir tecla de escape para retorno imediato do controle da interface.
        9 - Adicionar “Lock Rotation” para unir opções cilíndricas. Essa opção permite travar a rotação ao posicionar, por exemplo, um parafuso com um posicionamento cilíndrico (às vezes o usuário não quer que o parafuso gire livremente, mas que fique parado).
        10 - Opção de criação passo-a-passo para construção de roscas. (Franco Tanio)



Vamos aguardar e até mais!

4 comentários:

  1. Grande José. Estive ausente nos comentários do seu blog, pois estive atarefado ao extremo, mas sem jamais deixar de ler seus posts, que estão cada vez melhores.
    Que venha o SW 2013, com muitas melhorias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, Jose pq eles nunca melhoram nada na parte de moldes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto acredito que para a criação de moldes ou melhor das cavidades, não tenha muito o que melhorar, claro que sempre aparece novas idéias. Mais quem sabe no futuro.

      Ah só para registrarmos que em relação a moldes teremos uma grande melhoria com a inclusão do SolidWorks Plastics.

      Excluir
  3. Belo post !
    Mas faltou algumas fotos =/

    ResponderExcluir