terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SolidWorks Simulation - Análise Estática - Parte 1

Quando falamos em SoliWorks Simulation, muitos não sabem do que se trata e os que sabem, querem correr. Pois acham muito complexo. Até concordo com os usuários do segundo caso, mas não por uma dificuldade do SolidWorks, mai sim pelo conhecimento que o estudo exige do usuário.
Vou tentar mostrar um pouco do SolidWorks Simulation. Nesta primeira etapa vou mostrar do que o SolidWorks pode realizar em apenas uma analise estática.
Além disso quero mostrar o comparativo do calculo teórico e do resultado do SolidWorks Simulation.


Para isso, vamos realizar o estudo de tração em uma placa com AISI 304 como material.
Nesta primeira parte, vamos configurar os parâmetros do SolidWorks Simulation. Para isso crie um novo estudo do solidWorks Simulation. Inicie o SolidWorks Simulation.



Crie um novo estudo do SolidWorks Simulation.


Vamos determinar alguns parâmetros antes de iniciar. Para isso vamos em Opções no menu Simulation.


Em opções predeterminadas, selecione "unidades". Assegure- se de que o sistema de unidades esteja definido neste caso como "SI ( MKS)", o "Compromento,/ Deslocamento e a Tensão em mm e N/m² (MPA)".


Vamos definir também os resultados predeterminados.


Estando em opções predeterminads, selecione a pasta "Resultados". Na pasta de Resultados, selecione "Pasta de documentos do SolidWorks. A pasta de documentos do SolidWorks é onde seu modelo a ser analisado esta salvo no seu computador.
Marque a caixa de seleção "Abaixo da subpasta". Na caixa "Abaixo da subpasta", digite "Resultados". Isso vai criar automaticamente a subpasta resultados para armazenar os resultados do SolidWorks Simulation. Em "Solver predeterminado", selecione "Automático". ( vamos falar sobre os Solvers em outro post).




Vamos realizar a Analise desta placa.




Vamos analisar um pouco estes resultados.




Observamos que o valor máximo da tensão de Von Mises é de 418 MPa, que excede significativamente o limite de escoamento do material que é de 206 MPa, indicado pela marca vermelha no diagrama.


Nos próximos posts vamos editar as plotagens e realizar novos estudos com uma malha mais refinada e no final comparar o resultado do SolidWorks Simulation com o resultado teórico.


Até mais!

8 comentários:

  1. Parabéns José, com certeza este tema aterroriza muita gente, inclusive este que escreve, pois como você descreveu, acho que o maior problema não é a falta de habilidade no Solidworks, mas sim conhecimento aplicado na área.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você plenamente Vanderlei!

      Estes dias um dos meus alunos que na escola deles os professores não usam o Simulation, por falta de habilidade com o mesmo, agora imagine no dia- a- dia calculando todos os parâmetros manualmente. Acho um grande valor por horas jogado fora.

      Excluir
  2. Realmente o Simulation é uma mão na roda para simulações de pequeno porte,
    Gosto muito de sua interface e também de suas funções de plotagem como sou estudante de eng. mecânica tiro muitas vantagens sobro os outros alunos por ser usuário do Solidworks ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais o SolidWorks não é para pequeno porte. Ele pode ser usado para grandes montagens e grandes analises também

      Excluir
    2. falei em relação as simulações de pequeno porte pois são as situações que o utilizo,devido ao fato de ainda necessitar de certa experiencia para aplicar as malhas criadas pelo solidworks em sistemas mais complexos (Digo isso pelo fato da malha só solidworks ser tetraédrica e não hexaédrica) mas com o tempo acredito que consiga estudar a fundo esta questão e utilizar o solidworks em minha simulações mais complexas

      Excluir
    3. Muito bom manganão. Excelente tópico, acompanhando.

      Excluir