quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Irmãos Howe e Ben Kaufman discursam na segunda sessão geral do SWW 2012.

O SWW 2012 tem como máxima o conceito de design inteligente e colaborativo.


Esse tema foi abordado novamente na segunda sessão geral, realizada ontem, 13/02.

Os primeiros convidados do dia foram os irmãos Howe - Mike e Geoff do programa Black Ops Brothers, exibido no Discovery Channel.


Os gêmeos contaram como iniciaram sua carreira de design aos oito anos de idade e os desafios dos primeiros projetos executados ainda no quintal de casa. Aliás, a filosofia de design dos irmãos, de projetos grandes e arrojados, iniciaram na infância e culminaram no projeto Ripsaw - tanque de luz que pode atingir 60mph (milhas por hora) em quatro segundos.


Os irmãos apresentaram ainda o mais recente projeto, um braço hidráulico projetado para os bombeiros, que foi projetado no SolidWorks em um único dia. O projeto passou desde a idéia até a fabricação em apenas nove dias, provando que com a abordagem certa, o design pode se mover muito rapidamente.


No final da entrevista os irmãos Howe deixaram uma mensagem: "Resolva um problema de cada vez e lembre-se que o design é questão de oportunidade".


Em seguida foi a vez de Ben Kaufman subir ao palco. Ben, que já foi considerado o empreendedor n.º 1 dos Estados Unidos, deu a todos os presentes uma lição de design colaborativo. Ben apontou que a invenção é uma característica inerente à todas as pessoas. É um reflexo que precisamos nutrir e não uma habilidade aprendida.


Ben explicou sobre a filosofia de sua empresa e de como decidiu alimentá-la através da colaboração, convidando as pessoas a apresentarem suas idéias para o feedback da comunidade. A empresa funciona como uma catalisadora de idéias: Qualquer pessoa pode entrar no site e dar sua colaboração para projetos inovadores.


A cada semana dois inventores são escolhidos para realização de seu projeto e com isso dois novos produtos são apresentados ao mercado toda semana. Esta abordagem metódica e sustentável para a construção de um pipeline de produtos faz com o que o modelo de negócio de Ben seja único.






Segue o vídeo da 2ª sessão




Até mais!

2 comentários:

  1. Muito interessante José!!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Boa José. Muito interessante o modelo participativo, muitas mentes pensando no aperfeiçoamento. Muito legal.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir