segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Entrevista com Siegfried Koelln, Diretor e fundador da SKA


Olá pessoal, seguindo a sequencia das entrevista, trago-lhes a história de uma pessoa que a tempo estava buscando-o para poder entrevista-lo.
E com muito prazer que lhes apresento um pouco da conversa que tive com o Sr. Siegfried Koelln, diretor fundador da SKA.

José
Quem é Siegfried Koelln?
 
Sieg
Engenheiro Mecânico nascido em Mondai – SC. Depois de alguns anos na indústria de alta tecnologia no Brasil e no exterior, fundou a SKA (Siegfried Koelln Automação) em 1989 em Joinville – SC. Desde a fundação da SKA, o objetivo é oferecer a nossos clientes softwares e serviços eficazes para engenharia e manufatura, comprometidos com o sucesso de nossos clientes. A SKA é uma empresa onde seus clientes e seus colaboradores devem se sentir bem atendidos e felizes no dia a dia.

José
Como foi o início da SKA e quais as dificuldades encontradas?

Sieg
Depois de passar alguns anos trabalhando na Europa, voltei ao Brasil com o objetivo de iniciar a empresa. As maiores dificuldades nestes anos foram as desastradas políticas econômicas de diferentes governos. Nestes mais de vinte anos, além de uma certa estabilidade na economia, as empresas brasileiras amadureceram e prezam um bom serviço e sabem que este tem valor. Serviços sem custo não existem, pois bons profissionais tem seu custo. Empresas prestadoras de serviços não sobrevivem sem remuneração. Existem muitas maneiras de prestar serviços de qualidade com valores acessíveis. Exemplo: Nosso EAD, nosso suporte técnico, etc. A SKA tem investido muito procurando levar tecnologia para nossos clientes.

José
Sei que há um tempo a SKA representava a Autodesk. Qual foi o fator fundamental para levar a SKA a migrar para o SolidWorks?

Sieg
Anos atrás, na época da fundação da SKA, muitas empresas trabalhavam de forma manual, na prancheta. Elas passaram para o computador com nossa ajuda — tivemos um papel importante nesse processo. Na época tudo era Autocad, todas as escolas davam treinamento no software, que acabou virando um padrão de mercado e depois um commodity.

Num determinado momento, aconteceu uma verticalização do mercado e a Autodesk criou produtos para diferentes áreas: arquitetura, engenharia civil, geoprocessamento e mecânica. A decisão da SKA foi óbvia: sempre fomos uma empresa voltada para a indústria mecânica.

Agregamos no portfólio soluções para área de manufatura — Edgecam e Lantek —, e, obviamente, gerenciamento eletrônico de documentos, porque toda documentação tem que ser gerenciada.

Nos anos que se seguiram, na área de CAD 3D perdemos muitos clientes porque as soluções de mecânica da Autodesk não atendiam às necessidades deles. Acabamos crescendo bastante nos softwares de manufatura e menos na área de CAD.

Quando os negócios não andam de forma satisfatória é preciso de uma reavaliação do fornecedor. Neste período surgiu o convite da SolidWorks. Obviamente a SKA optou pelo melhor software disponível para CAD 3D em Windows: o SolidWorks.

José
Como esta sendo recebida a SKA como revenda SolidWorks em São Paulo e quais são as expectativas neste mercado?

Sieg
A SKA adiou por alguns anos a decisão de se tornar uma revenda SolidWorks em São Paulo pois é sem dúvida o local onde há o maior número de revendas atuando na mesma região, com o mesmo produto e que é comercializado com o mesmo preço.

Mas então percebemos que muitas empresas estavam inquietas, ou, para ser mais direto, insatisfeitas. As necessidade de integração da engenharia de projetos,  engenharia de processos, ERP, gerenciamento de documentação, simulações, etc.  estavam crescendo e elas queriam respostas mais concretas. A Indústrias Romi S.A. de Santa Bárbara d’Oeste – SP é uma das maiores usuárias do SolidWorks do Brasil e é um bom exemplo. Acho que o depoimento do cliente fala por si.

"Desde 2000, a Romi é atendida pela SKA com o software Edgecam, utilizado para programar as máquinas CNC. O desejo de sermos atendidos pela SKA na área de projetos surgiu em decorrência de um recente trabalho de consultoria técnica que se iniciou na manufatura. Percebemos que as mudanças propostas pela SKA nos métodos e processos relacionados ao CAM (Edgecam) tiveram impacto na engenharia de produto que utiliza o SolidWorks. Ficamos surpreendidos com a redução de erros de projeto, protótipo, fabricação e montagem em níveis impensáveis até então. Isto se traduziu rapidamente em maior produtividade em todas as áreas, sendo o cliente da Romi o maior beneficiário”, enfatiza Tersi.

Então, em 2011 anunciamos que era chegado o momento para também atuarmos como revenda SolidWorks em São Paulo. Abrimos um novo e moderno escritório com ambientes comercial, suporte técnico e sala de treinamento na Capital São Paulo. Nosso objetivo é levar às empresas paulistas todo o nosso conhecimento e experiência em engenharia de projetos e processos. As indústrias procuram uma solução tecnológica integrada e completa, de modo a enfrentar os desafios relacionados ao desenvolvimento e produção de produtos inovadores e competitivos. Estamos neste momento abrindo um tereceiro escritório em São Paulo, com show room voltado para as impressoras 3D e sistemas de produção 3D, pois a SKA assumiu a distribuição da empresa Stratasys, líder mundial.

José
Com relação ao evento SolidWorks World 2012, foi o que você esperava?
Sieg
É um evento de alto nível. Sempre é bom. Principalmente por ser uma oportunidade de encontrar os melhores do mundo no setor.

José
Sei que em todos os anos a SKA recebeu prêmios nos eventos SolidWorks World. Qual foram os prêmios de 2012?

Sieg
- Top Reseller SolidWorks Latin America 2011
- Top Reseller 3DVIA Composer Latin America 2011
- Top Reseller Subscription Recapture Latin America 2011
- Top Reseller Multi Year Subscriptions Latin America 2011
- Top Reseller Overall Performance Latin America 2011
- President’s Club 2011
- 100% CLUB 2011

Da esquerda para direita

Marcelo Hendler, Gerente de técnico  da DS SolidWorks, Dirceu Machado Júnior, Gerente técnico da SKA, Bertrand Sicot, Presidente da DS SolidWorks, Siegfried Koelln, Diretor da SKA, Ken Clayton, Vice Presidente de Vendas da DS SolidWorks, Fábio Ongarato, Gerente de Vendas da SKA, Marcelo Franzoi, Vendedor da SKA, Guilherme Kastner, Técnico da SKA e Mário Belesi, Gerente de Vendas da DS SolidWorks, a SKA neste evento estava com a maoir delegação representando o Brasil.
José
Entre todos os prêmios que a SKA já recebeu, qual foi o mais marcante?

Sieg
Certamente o prêmio SolidWorks Top Reseller Latin America concedido anualmente  para a melhor revenda dentre todas da América Latina é o prêmio mais desejado e todos nós da SKA temos muito orgulho em poder dizer que somos a revenda número 1 desde 2006, ou seja, desde o primeiro ano em que nos tornos um revendedor SolidWorks recebemos esse reconhecimento de ser a Top Reseller da América Latina, o que significa dizer também que estamos entre as melhores do mundo.

Mas o prêmio mais marcante e este sim, exclusivíssimo, é muito mais simples, sem cerimônia de entrega, sem holofotes e nem câmeras de vídeo.
Na manhã do dia 21 de setembro de 2006, Jon Hirshtick, fundador da SolidWorks visitou a SKAe deu seu depoimento: “Fiquei muito bem impressionado com a sede e seus escritórios regionais. A SKA com toda certeza faz parte do primeiro time de revendas mundial da SolidWorks. Ter parcerias como esta é que dão suporte e respaldo ao trabalho da SolidWorks, e mostra o nosso compromisso com o mercado e com os clientes no Brasil”, destacou Hirshtick depois de conhecer a equipe, a infra-estrutura e a organização da empresa.
Este depoimento tem um valor inestimável. Jon é sem dúvida uma das figuras mais importantes na história do CAD. Ele criou o SolidWorks que deveria ser um software CAD 3D fácil de usar, acessível para a mesa de todo projetista num computador desktop. Um eterno visionário apaixonado por inovação tecnológica. A opinião sincera dele sobre a SKA é para mim um dos reconhecimentos mais marcantes que a SKA já recebeu.

José
Sobre os treinamentos EAD (Ensino a Distância) da SKA. Como esta sendo recebida esta nova categoria pelo público?

Sieg
O EAD na área de CAD/CAM já é realidade há anos em outros países como EUA, Alemanha, Canadá, Japão e muito outros. O próprio EAD no Brasil já é uma realidade concreta sendo oferecido em diversas áreas do conhecimento.

O sucesso de um projeto nos dias de hoje é definido desde as etapas iniciais e o tempo é o recurso mais escasso. Quanto maior for o lead time entre projeto e comercialização do produto, maior é a chance de um concorrente lançar um produto melhor e mais competitivo antes e abocanhar o mercado.

O software SolidWorks Premium, por exemplo, possui uma ampla gama de ferramentas para projetos mecânicos, validação e simulação, gerenciamento de dados e comunicação. Apesar de ter uma interface intuitiva e integrada, este é um software técnico e com centenas de recursos e a melhor forma de ter a menor curva de aprendizado é através do treinamento formal, seja ele presencial ou a distância. Tentar aprender sozinho levará mais tempo, será menos produtivo. Provavelmente durante o projeto de um produto usa-se apenas uma parte da funcionalidade que o software oferece. Desta forma o tempo de projeto é maior, e o produto menos elaborado, provavelmente de custo mair.

O treinamento EAD da SKA não foi surpresa para o mercado e hoje já é uma alternativa aceita e reconhecida quando se fala em capacitação formal de SolidWorks e demais produtos. A cada dia, mais e mais projetistas, engenheiros, programadores CNC e profissionais de outras áreas se inscrevem em uma dos mais de 16 opções de cursos EAD disponíveis. O primeiro curso EAD da SKA foi lançado em janeiro de 2010 e desde então mais de 1.500 treinamentos nesta modalidade já foram realizados.

Os alunos do EAD em geral são pessoas que têm maiores dificuldades de deslocamento para estudar, que trabalham em horários alternativos, ou, ainda que trabalham e fazem faculdade ao mesmo tempo. Através do EAD, estas pessoas podem montar sua própria agenda e, por exemplo, fazer sessões de apenas 30 minutos por dia em horário de trabalho onde as empresas permitem e incentivam, após o almoço ou no horário entre o trabalho e a faculdade.

O ensino a distância é uma forma inovadora de estudar e aprender, quebrando as barreiras tradicionais de tempo e espaço. No EAD os alunos têm o conforto de realizar as atividades planejadas estando em seu local de trabalho ou em qualquer outro local com um computador que permita acesso à internet e possua o software que ele está estudando (seja ele SolidWorks, DraftSight, Edgecam ou QC) instalado para realizar as lições (atividades).

Esta comodidade, aliada à flexibilidade de horários, é extremamente bem-vinda nos dias de hoje, principalmente nos grandes centros urbanos, onde todos sofrem com as dificuldades de deslocamento geradas pelos engarrafamentos.

Outro grande diferencial é a monitoria de técnicos especializados, um benefício exclusivo que a SKA oferece em seus treinamentos a distância. Através da monitoria, o aluno recebe atendimento de um Profissional Certificado e experiente para discutir as dúvidas pertinentes aos assuntos abordados. Durante todo o curso o aluno será acompanhado e orientado. A monitoria é oferecida em horários diferenciados e flexíveis.

Um terceiro diferencial a ser citado é o laudo técnico individual. Após o curso, o aluno recebe o seu laudo personalizado no qual o técnico faz uma avaliação criteriosa e comentada sobre exercícios práticos que o aluno desenvolveu.

José
Deseja deixar alguma frase de incentivo aos leitores e usuários do SolidWorks?

Sieg
Projetistas dedicam suas vidas inteiras a criar novas coisas. Não é difícil entender  por que eles têm cada vez mais influência no dia a dia de todos nós. Mas criar novos produtos, desafiando os limites do que já existe é muito mais fácil com ferramentas que nos permitam perguntar inúmeras vezes “e se”, mas sem os custos tradicionais de protótipos caríssimos e demorados. As mídias sociais e o trabalho colaborativo sem barreiras geográficas também são importantes nesta quebra de paradigma. Os projetistas podem compartilhar idéias e receber opiniões muito mais rapidamente sobre seus novos produtos.

Criar modelos 3D completos, com montagens e vistas explodidas, criar a Bill of Materials, testar diferentes cenários com análise e simulação, criar os processos de manufatura, prevendo a injeção de plástico em um molde e a criação inclusive do projeto e manufatura do molde são apenas alguns dos exemplos dos desafios que projetistas enfrentam no dia a dia.

Tenho a certeza de que os projetistas serão as pessoas que ajudarão a definir o futuro, e nós da SKA estamos prontos para contribuir, oferecendo as ferramentas, treinamento e suporte adequados, para que eles possam executar com mais confiança, assertividade e velocidade o trabalho deles.

O SolidWorks é uma ferramenta extraordinária. Não é por nada que é líder mundial. Cada vez temos mais alternativas para fazer projetos de engenharia com maior qualidade, simulando, documentando, gerenciando as diversas etapas, etc.  Este conjunto de ferramentas bem usadas pelos nossos clientes, com treinamentos e suporte de primeira linha, os torna extremamente competitivos.

José
Por fim, quero agradecer a oportunidade de entrevista-lo, sendo que a muito tempo eu particularmente queria saber de como foi o ínicio da SKA e quem teve a grande ideia de inicia-lá.

5 comentários:

  1. "O SolidWorks é uma ferramenta extraordinária. Não é por nada que é líder mundial. Cada vez temos mais alternativas para fazer projetos de engenharia com maior qualidade, simulando, documentando, gerenciando as diversas etapas, etc. Este conjunto de ferramentas bem usadas pelos nossos clientes, com treinamentos e suporte de primeira linha, os torna extremamente competitivos."

    Penso nisso todo dia!!!!
    Que incentivo a continuar a desenvolverme dentro do SOLIDWORKS, de pessoas assim que o BRASIL necessita dentro dos paddrões industriais..

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários. Exelente entrevista, exelente post.
    Ambos estão de parabéns.


    Rafael S.P.

    ResponderExcluir
  3. Como é interessante saber como estes ícones do SolidWorks começaram seus negócios.

    Muito bom José.

    ResponderExcluir
  4. gostei !!!

    Parabéns ao blog !!!!nota 10

    ResponderExcluir