quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Entrevista com o Sr. Álvaro, proprietário da IST Sistemas


Olá pessoal, trago-lhes uma entrevista com uma referência no mercado SolidWorks no Brasil que a tempo estava esperando a algum tempo e por problemas de agenda incompatíveis, só neste momento conseguimos conversar.

Estou falando do Sr. Antonio Alvaro Marzola - Engenheiro Industrial Mecânico com MBA em Tecnologia de Negócios Eletrônico.
Proprietário da IST Sistemas Ltda


José
Olá Sr. Álvaro!

Em primeiro lugar quero agradecer por aceitar a esta entrevista. Só para ressaltar, minha intenção com o Blog, é apenas divulgar e falar um pouco sobre o SolidWorks. Pois quando iniciei, não existia nada de material didático e muito menos internet. Mais hoje quero apenas repassar alguns conhecimentos sobre CAD, já que sou usuário de Autocad, inventor, Solid Ege e principalmente SolidWorks ( por qual sou apaixonado, vamos se dizer). 

Mais deixa minha simples historia para lá!

Vamos a sua história que a que mais nos interessa, hehehe.

José
O que é e como surgiu a IST Sistemas?

Sr. Álvaro
A IST (Integradora de Soluções Técnicas), surgiu, há 10 anos, para atender uma nova demanda de mercado.
Naquela época os softwares 3D, dedicados exclusivamente para mecânica, estavam chegando ao conhecimento das empresas e a IST surgiu com o intuito de oferecer – como nosso próprio nome diz – soluções que permitissem integrar as empresas como um todo, agregando softwares de CAD, CAE e Gerenciamento para torná-las eficientes não apenas em uma área, mas sim em tudo o que elas se propusessem a fazer.

José
Quais os fatores fizeram a IST Sistemas  representar a SolidWorks, já que existe uma imensa massa de softwares ?

Sr. Álvaro
O SolidWorks foi escolhido depois de uma minuciosa pesquisa de todas as soluções existentes no mercado e, após uma avaliação de custo benefício, chegamos a conclusão que seria o melhor a oferecer aos nossos clientes.
 

José
Poderia comparar o mercado do SolidWorks de quando a IST assumiu e os dias atuais?

Sr. Álvaro
No início foi difícil pois o SolidWorks ainda não era tão conhecido, mas nossa principal dificuldade era a resistência dos usuários em relação ao 3D.
Nosso maior trabalho era convencer os clientes da necessidade de migrar, de renovar, de nos dar uma oportunidade. Em compensação as demonstrações eram verdadeiros shows. Os risos de satisfação dos usuários quando criávamos uma lista de materiais automaticamente ou quando levávamos menos de 1 minuto para modelar um produto acontecia em todas as apresentações.
Hoje as empresas nos procuram, pedem nossa visita. Nas reuniões agora, graças a todo material disponível na internet, os usuários já vêm com a “lição de casa” pronta e nossas apresentações se tornaram muito mais abrangentes.
Em suma o mercado, apesar de mais competitivo, está muito melhor para nós. Mostrar os benefícios de um bom produto é muito mas fácil do que quebrar um paradigma.
  
José
Como foi o inicio da IST e qual o número de funcionários da IST Sistemas hoje?

Sr. Álvaro
Iniciamos a IST Sistemas em 2002 com apenas 2 colaboradores, grandes perspectivas e muita força de vontade. Hoje somos mais de 40 atuando em 6 unidades.
Começamos com o escritório de Americana e logo expandimos nossa atuação no estado de São Paulo implantando outras 3 unidades (São Paulo, Ribeirão Preto e São José dos Campos).
Através dessa atuação abrangente, em 2006, nos tornamos a 1ª revenda da SolidWorks no estado de São Paulo, título que mantemos até hoje, por 6 anos consecutivos.
No ano passado fomos convidados pela SolidWorks para atender os estados de Minas Gerais e Goiás. Já estamos com escritórios nas duas capitais e pretendemos expandir nossa atuação nessas regiões assim como fizemos em São Paulo. Minha meta é ser líder de vendas também em Minas e Goiás.

José
Qual a expectativa da IST Sistemas em relação ao mercado brasileiro para os próximos anos?

Sr. Álvaro
Acho que o Brasil passa por um momento ímpar. Em um passado não tão distante o Brasil vivia um ciclo de crises intermináveis que dificultava qualquer planejamento a longo prazo. Nos últimos anos isso mudou e conseguimos vislumbrar um futuro promissor onde o Brasil vem desempenhando um papel importante no mercado mundial.
As empresas perceberam que esse é o momento para inovar, para se tornarem mais competitivas, pois só assim estarão preparadas para desempenharem seu papel, com grande margem de contribuição, no mercado mundial.
É como eu sempre digo para minha equipe: “Nas crises existem aqueles que choram e aqueles que vendem os lenços.”
Ainda bem que não sou o único empresário que pensa assim.

José
Em relação aos outros softwares representados pela IST, existe a possibilidade de a IST agregar cursos EAD de algum deles?

Sr. Álvaro
Sim, sem dúvidas. Inclusive no início de março teremos novidades para vocês com o lançamento de novos módulos.
Teremos o EAD para todos os produtos, com exceção do CAM e do EPDM que requerem aplicações específicas, como pós-processadores e integrações.

José
Qual sua expectativa com os novos cursos EAD da IST?

Sr. Álvaro
Temos hoje muito conhecimento disponível na internet. Vídeos, apostilas, livros... Como já falei acima, os usuários pesquisam tudo sobre as nossas soluções antes de uma reunião.
Mas na maioria do material disponível ou dos cursos a distância oferecidos, não há a preocupação em saber se o usuário de fato entendeu, se aprendeu a fazer corretamente.
Isso faz com que muitos usuários não acreditem tanto assim na efetividade dos treinamentos a distância ou acabem considerando que essa metodologia só é aplicável para os autodidatas.
Minha expectativa é justamente desmistificar esse conceito através de cursos diferenciados, onde os usuários terão o mesmo conteúdo dos nossos treinamentos presenciais, inclusive passando por avaliações para receber o certificado.
Queremos levar nossa política de atendimento e qualidade de treinamento para todos, afinal empresários do Brasil todo estão carentes de mão de obra qualificada.
  
José
O que espera no SolidWorks World 2012?

Sr. Álvaro
Tenho participado todos os anos do SWW que é sempre recheado de novidades sobre o direcionamento das novas tecnologias com apresentações de muito bom gosto.
Nas últimas 4 edições a IST ganhou prêmios por seu desempenho no mercado brasileiro. Quem sabe nesse ano eu não traga mais alguns prêmios para casa? (risos)

José
Considerações finais

Sr. Álvaro
Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade.
Tornar-se referência para outras pessoas é difícil e requer grandes responsabilidades. E você vem cumprindo esses requisitos pelo excelente trabalho desenvolvido.
Esse blog é de suma importância pois promove não só a troca de experiências entre usuários, mas esclarece informações sobre fornecedores e parceiros de forma idônea e imparcial.
Parabéns pela iniciativa!

José
Quero agradecer a oportunidade de poder divulgar um pouco de sua historia e da IST Sistemas.

7 comentários:

  1. Boa José. Gostei desse Álvaro, “Nas crises existem aqueles que choram e aqueles que vendem os lenços.”

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande incentivo esta entrevista do Sr.Álvaro e parabéns José por nos dispor essas informações..
    Gostaria tbm de deixar aqui um incentivo ao pessoal de SolidWorks como ao pessoal de SolidCAM e de diversos outros softwares que a IST antende que procurem pelos cursos pois são de suma importância para o mercado.

    ResponderExcluir
  3. Boa entrevista....

    “Nas crises existem aqueles que choram e aqueles que vendem os lenços.”

    ResponderExcluir
  4. Boa José, gostei disso "Minha meta é ser líder de vendas também em Minas"

    ResponderExcluir
  5. Muito bom amigo !!!!

    entrevista nota 10 !!!!!

    esta faltando uma entrevista nesse blog !!!

    talvez um dos maiores incentivadores do solidworks no brasil.

    O fundador da maior comunidade brasileira de sw .

    Marcelo C. Copetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Leandro, muito obrigado pela sugestão. Vou contactá-lo.

      Excluir