sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Casos de sucesso - VirtualCAE

Olá pessoal, seguindo a sugestão de alguns leitores, estou começando a escrever sobre alguns casos de sucessos alcançados entre revendas e clientes.
Este primeiro caso que vou relatar agora aconteceu com um cliente da VirtualCAE.

Antes disso deixa eu falar um pouco da VirtualCAE.

A VirtualCAE é uma empresa que representa soluções especializadas em CAE (Computer Aided Engineering) atuando na comercialização do SolidWorks para a tecnologia CAE ( SolidWorks simulation) e na prestação de serviços de engenharia, proporcionando soluções específicas para simulações pelo Método dos Elementos Finitos (Finite Element Method) e também pela tecnologia Multicorpos (MultiBody System) tanto em projetos novos como na implantação e aperfeiçoamento de projetos existentes.

Este caso conta o sucesso da empresa RTS INDUSTRIA E COMÉRCIO DE VALVULAS LTDA com a certificação NBR 15827, onde a VirtualCAE participou mutuamente.

Esta é uma empresa 100% nacional fundada em abril de 1984, e estabelecida em sede própria no município de Guarulhos (SP), possuindo uma área fabril de 12.000 m2. Desde então, tem se dedicado ao desenvolvimento e fabricação de válvulas para diversos segmentos da indústria no Brasil e no exterior. A empresa iniciou suas atividades fabricando válvulas tipo borboleta e retenção tipo dupla portinhola nos diâmetros de 1.1/2” a 24”, tendo completado sua linha até 60”. 
A RTS vem ampliando sua linha de produtos com válvulas macho, atuadores elétrico, pneumáticos e acessórios como microbox, dentre outros.

Desafio

A VirtualCAE teve a missão de auxiliar a RTS Válvulas a ser homologada na norma NBR 15827 nas questões de cálculo estrutural (Fase I). Esta norma foi inicialmente criada para atender às necessidades internas da Petrobras e depois se tornou uma norma NBR para atender todas as empresas de válvulas que querem fornecer para a Estatal. O principal objetivo foi prestar apoio nas simulações, análises de elementos fi nitos e mecânica dos fluidos.

Solução



Para que possibilitasse à RTS Válvulas conseguir a certificação de acordo com a NBR 15827, a VirtualCAE planejou e executou duas fases de cálculo numérico:

1 - Escoamento de fl uidos em cálculo de perda de
carga (CFD – Computer Fluid Dynamics);

2 - Cálculo estrutural (FEA – Finite Element Analisys) segundo requisito de projeto da norma ASME Seção VIII Divisão 2, requisitos de fadiga, análise térmica e linearização de tensão.
A correlação na parte estrutural em comparação com análise experimental (análise em laboratórios) foi de 98% e a correlação na parte de fluido dinâmica foi de 97,5%.
Este trabalho foi desenvolvido utilizando como ferramenta numérica o software SolidWorks Flow Simulation e Simulation Premium que, pelo fato de trabalharem na mesma plataforma, permitiram a integração num mesmo ambiente de trabalho as análises estruturais e escoamento de fluido.

"Nos trabalhos de Certificação da Fase I da NBR 15827 passamos por diversas situações em que a VirtualCAE se comportou com tranquilidade, frieza e profissionalismo, sempre trazendo resultados e colaborando com a RTS.
Na fase fi nal desta certifi cação foram os principais colaboradores, não medindo esforços para conseguir um objetivo comum.”

W. Rogerio Mantovanelli
Gerente Técnico
Coordenador da implantação da NBR 15827

Este post da início a mais uma categoria do blog. Aguardem que logo postarei outros casos de sucessos.

Até mais!



2 comentários:

  1. Legal ver como um Software pode mudar (e com certa facilidade) o rumo de uma empresa!

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa, é sempre bom sabermos do sucesso alcançado através do trabalho com Solidworks.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir