segunda-feira, 16 de maio de 2011

Calculadora no SolidWorks

Eu particularmente uso uma HP 50G para meus cálculos, mais isso é uma escolha particular pois muitas vezes estou em aulas de diferentes conteúdos, mais ao ministrar aulas de SolidWorks dificilmente uso minha HP. Para todos os cálculos que necessito fazer uso o próprio SolidWorks. 
Claro que muitos conhecem esta função, mais ultimamente tenho encontrados muitos usuários que desconhecem o poder desta simples ferramenta que o SolidWorks trás. Claro que isso acontece por muitos fatores e um deles no meu ponto de vista é que hoje os cursos estão ficados em mostrar ao aluno como realizar tais modelamentos propostos e a base é esquecida. Outra coisa que encontro nos últimos 2 anos, é usuários dizendo que aprenderam a trabalhar com o SolidWorks sozinhos. Mas isto é possível? Claro que sim, o software esta tão intuitivo, que várias pessoas se arriscam a tentar trabalhar com ele e acabem aprendendo alguns truques e pronto já sabem modelar no SolidWorks, mas eles não sabem que quando são instruídos corretamente podem aproveitar no máximo as ferramentas e recursos do software. Então por mais que o camarada ache que esta aprendendo, nunca se deve colocar de lado um treinamento em revendas autorizadas ou até mesmo pessoas que conhecem do assunto. Digo ainda mais, para se ter um aproveitamento vamos se dizer TOP de linha, deve-se também investir-se em cursos de designer e projetos. Mas tudo bem vamos ao que interessa neste post.


Vou mostrar aqui algumas das facilidades que o SolidWorks nos trá em relação a cálculos. Não, não vou falar neste momento sobre equações e sim da paleta de dimensões, isso mesmo!
Você sabia que com ela podemos fazer cálculos científicos? Então olhem como proceder.
Este pode não parecer um recurso avançado do SolidWorks mais garanto que muitos desconhecem!


A caixa de dialogo MODIFICAR que se encontra quando damos um duplo clique sobre uma dimensão ou quando vamos dimensionar uma entidade, esta que aparece para você digitar o valor da dimensão. Se você não tiver que cálcular em campo ou no chão da fábrica antes, você pode colocar as expressões matemática diretamente nesta caixa e o SolidWorks lhe dará o resultado.


Por exemplo, você pode criar expessões matemáticas simples como:


  • Subtrair;
  • Somar;

  • Multiplicar;

  • Dividir;
  • Criar seqüências para os cálculos da mesma forma que aprendemos na escola;
  • Converter unidades para a unidade padrão de sua template. Neste caso se sua unidade padrão é milimetro, para converter polegada em milímetro apenas digite o valor da polegada (decimal ou ordinária) seguido de "in" ou apenas aplique o símbolo ( " ).

  • A calculadora embutida é muito poderoso e segue as mesmas diretrizes das equações. Você pode usar as funções trigonométricas, claro sempre especificando as unidade angulares em radianos . 
Dica: Para converter o ângulo em radianos, multiplique o valor do ângulo por 0,01745329. 
Por exemplo, você pode calcular o valor inteiro da raiz quadrada de 74. Apenas certifique-se que o seu parênteses são estão corretos
.

 Abaixo tenho uma lista de todas as funções disponíveis no SolidWorks tabela abaixo que mostra a lista de funções disponíveis. 


É pessoal esta simples caixa de dialogo tem tantos recurso que acabei escrevendo mais do que eu tinha planejado, mais eu acho que é isso. Aproveitem mais esta simples ferramenta e até mais!

4 comentários:

  1. Olha ai eu sou um desses que vç citou sobre aprender sozinho e cara é osso mesmo....
    Mas quem sabe um dia consigo chegar onde vç chegou grande José.!!!!!

    ResponderExcluir
  2. poxa cade calculo diferencial e inetral por partes inegral trigonometrica etcc...? essa matematica ai é basica.....

    ResponderExcluir
  3. Ja conhecia alguns destas funcões mas nao sabia que havia tantas.

    Valeu pela dica :)

    ResponderExcluir