segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Listas de corte de soldagem

Você pode usar uma tabela de lista de corte de soldagem para adicionar uma tabela semelhante a uma BOM para os cortes de formas estruturais soldadas.
Quando o primeiro recurso de soldagem for inserido em uma peça, a pasta Corpos sólidos  será renomeada como Lista de corte  para indicar os itens a serem incluídos na lista de corte. O ícone  indica que a lista de corte precisa ser atualizada. O ícone  indica que a lista de corte está atualizada.
Os itens da lista de corte devem aparecer na pasta Lista de corte  no nível da peça.


A opção para organizar automaticamente todas as entidades de soldagem da lista de corte fica ativada por padrão nas novas peças de soldagem. Para desativá-la, clique com o botão direito do mouse em Lista de corte  e desmarque Automático.
Embora a lista de corte seja gerada automaticamente, especifique manualmente quando ela deve ser atualizada em um documento de peça de soldagem. Isso permite fazer várias alterações e atualizar a lista de corte uma vez.
Para atualizar a lista de corte:
Na árvore de projetos do FeatureManager de um documento de peça de soldagem, clique com o botão direito do mouse em Lista de corte  e selecione Atualizar.
O ícone Lista de corte muda para . Itens idênticos são agrupados em subpastas Item da lista de corte. Os cordões de solda são excluídos da lista de corte. É possível selecionar outros recursos a serem excluídos também.
Para excluir um recurso da lista de corte:
  1. Clique com o botão direito do mouse no recurso.
Selecione Criar cordão de solda.

Na próxima vez que a lista de corte for atualizada, o recurso será excluído. Para incluir um recurso anteriormente excluído, clique no botão direito do mouse e selecione 
Criar cordão de não solda.



Para inserir uma lista de corte de soldagem em um desenho:
Em um desenho, clique em Lista de corte de soldagem   (barra de ferramentas Tabela) ou em Inserir, Tabelas, Lista de corte de soldagem.
  1. Selecione uma vista de desenho.
  2. Especifique as propriedades no PropertyManager de Lista de corte de soldagem e clique em .
  3. Se você não marcou a opção Anexar ao ponto de âncora no PropertyManager, clique na área de gráficos para colocar a lista de corte. 
Certifique-se de aparar os componentes estruturais no documento de peça de modo que comprimentos corretos sejam exibidos na lista de corte no desenho.
Aparagem para corrigir comprimento em lista de corte


Use Aparar/estender  (barra de ferramentas Soldagens) para aparar as duas extremidades do componente transversal no mesmo nível das faces dos componentes laterais, de modo que o comprimento correto (270) seja exibido na lista de corte.

Antes da aparagem
Depois da aparagem
Para classificar uma coluna na lista de corte de soldagem:
Clique com o botão direito em uma coluna e selecione Classificar, Crescente ou Decrescente.

Configurações

As soldagens têm duas configurações predeterminadas: Predeterminado <Como usinado> e Predeterminado <Como soldado>.
Os diferentes estados da mesma soldagem são controlados pelas configurações. O nível mais alto é uma configuração <Como usinado> e inclui recursos usinados, como furos. Abaixo do nível mais alto está um estado derivado, que é uma configuração<Como soldado>.
As listas de corte de soldagem sempre se baseiam na configuração <Como soldado>.

Materiais

As listas de corte de soldagem reconhecem os materiais quando determinam se os corpos são idênticos. Se os corpos forem geometricamente idênticos mas tiverem diferentes materiais, eles são colocados em pastas separadas na lista de corte. Você pode aplicar um material aos corpos dentro da lista de corte. Quando você aplica um material a um corpo, a lista de corte é atualizada automaticamente, colocando o corpo na pasta apropriada.
Para aplicar um material a um corpo:
  1. No documento da peça, clique com o botão direito em um componente estrutural e clique em Material.
  2. Clique em Editar material ou selecione um material no menu.

Propriedades personalizadas

As listas de corte de soldagem incluem o número do item (Nº DO ITEM) e a quantidade (QTD.), além das propriedades personalizadas da lista de corte.
As propriedades personalizadas das listas de corte são diferentes das propriedades personalizadas no nível de documento. Nas peças de soldagem, as propriedades são incluídas nos itens de lista de corte criados com componentes estruturais que contêm perfis de peça de recurso de biblioteca:
  • DESCRIÇÃO
  • COMPRIMENTO
  • Ângulo 1
  • Ângulo 2


    É possível adicionar propriedades aos itens da lista de corte.
Para adicionar propriedades personalizadas aos itens da lista de corte:
  1. Em um documento de peça, clique com o botão direito do mouse em um Item da lista de corte e selecione Propriedades.
  2. Na caixa de diálogo, na guia Resumo de Lista de corte:
    1. Digite ou selecione um Nome da propriedade.
    2. Selecione um Tipo de dados.
    3. Digite um texto ou valor em Valor/expressão em texto.
    4. Pressione Enter.
  1. Repita a etapa 2 como necessário e clique em OK.

    Qualquer dúvida é só comentar, galera!

3 comentários:

  1. Não é possivel tirar uma lista de corte com as outras peças na montagem ao mesmo tempo ?como tirar uma lista total de um projeto , soldagem, chapas , peças , conexões , equipamento , em uma unica lista ? È possivel???
    Os balões de anotação intendem um elemento de soldagem como um unica peça na montagens ? isso mesmo ?

    parabens pelo o blog , está ficando perfeitos todos posts com um conhecimento incomparável....

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro, para você ter uma lista com todos os seus componentes você deverá inumera-lás com os balões onde vc além de coloca-los manualmente como a sua necessidade, depois você deve ir em tabelas:..:Tabelas de Materiais e configura-lá para que a mesma tenha os seus componentes.

    ResponderExcluir
  3. Se eu quiser adicionar uma propriedade do tipo peso na lista de corte e soldagem eu vou precisar toda vez adicionar a propriedade pra cada componente? Não tem um jeito de de deixar essa propriedade predeterminada como a propriedade "Lenght" (comprimento)que é automatica assim eu não teria que adicionala dotas as vezes.
    PS. Gostei bastanto do Post. Eu uso SolidWorks 2010.

    ResponderExcluir